“O FIP de Barra do Bugres é considerado um dos maiores Festivais de Pesca do Estado e do país. E referência turística. Este ano o evento fez parte das comemorações da Copa do Mundo que durante os jogos receberão muitos turistas”, disse o deputado Airton Português durante o 4º Festival Internacional de Pesca (FIP), 20º Fest Bugres e 1º Campeonato de Pesca Indígena, realizado no último domingo no Município de Barra do Bugres.
O deputado Airton Português (PSD) parabenizou o prefeito e os organizadores do evento pelo grande trabalho.
O parlamentar enfatizou que a Copa não é somente Cuiabá e Várzea Grande, ela também é o interior. Destacando que o Rio Paraguai que corta várias cidades, inclusive Barra do Bugres é um dos pontos para receber os turistas que virão para o mundial.
O Festival de Pesca de Barra do Bugres é considerado um dos maiores eventos de pesca esportiva de água doce do mundo e todos os anos atrai competidores de diversas regiões do pais.
Já o prefeito Júlio Florindo agradeceu o empenho de toda sua equipe na preparação e organização do festival para que o evento mais uma vez fosse coroado de sucesso.
O evento oferece para o primeiro lugar um carro zero-quilômetro, o segundo um barco com motor, o terceiro um motor, o quarto um barco e o quinto lugar um motor rabeta. Para a melhor equipe do 1º Campeonato de Pesca Indígena a premiação será um motor HP.
Vinda de Alta Floresta , cerca de mil quilômetros de distância de Barra do Bugres, a equipe Escorpião foi a grande campeã do 4º Festival Internacional de Pesca (FIP)/20º Fest Bugres. Se inscreveram no evento de Pesca de Barra do Bugres 113 embarcações dos estados de Mato Grosso e São Paulo.
A equipe somou 12,9 mil pontos e o capitão Claudionor Pereira de Oliveira conta que compete em festivais de pesca desde 2002 e já ganhou 70 prêmios.
“Esta é a terceira vez que conquisto um prêmio no Festival de Barra do Bugres, duas vezes em primeiro lugar e uma em segundo”, comenta o campeão, que teve como companheiros de embarcação o filho Uender, de 15 anos, que acompanha o pai em campeonatos desde os 7 anos de idade, e o estreante em festivais Geraldo Moura. “Esta é a primeira vez que participo de um festival e não esperava ficar em primeiro lugar. Ainda não sei o que iremos fazer com o carro (uma Saveiro)”, disse o competidor.
Em segundo lugar ficou a equipe Tilapão, de Barra do Bugres, que ganhou um barco com motor, em terceiro Os Que Não Pegam, de Barra do Bugres (um motor), em quarto Se Não Pega Nós Bebe, de Barra do Bugres (um barco) e em quinto lugar No Stress II, de Várzea Grande (um motor rabeta). As equipes premiadas também ganharam um troféu em formato de peixe confeccionado pelo artesão barrabugrense Namix Júnior.
Esta edição do festival marca uma data histórica, os 20 anos de um evento que teve como origem a reunião entre amigos na década de 1970 e se transformou em um dos maiores festivais de pesca de água doce do mundo.
Emendas de Português:
O deputado Airton Português(PSD) vem trazendo emendas de melhoria na infraestrutura do município de Barra do Bugres. Entre os trabalhos desenvolvidos pelo parlamentar está implantação de sinalização em vias da cidade , o que vai melhorar o trânsito da região, incluindo com emenda de construção de quebra-molas e faixas para pedestres. A revitalização da Praça Angelo Massom faz parte do pacote de ações. A construção de uma Praça com Academia ao Alvorecer faz parte das emendas de autoria de Português.
Cristina Cavaleiro
Assessoria de Gabinete