HCFcom

Segurança presta homenagem à 160 profissionais que atuaram no Centro de Comando e Controle

Integração, comprometimento e antecipação. Estas foram as palavras que definiram o trabalho realizado pelos 160 profissionais, representantes de 22 instituições, que atuaram no planejamento e execução da Operação Segurança da Copa do Mundo 2014, no CentroIntegrado de Comando e Controle (CICCR). 

A dedicação ao trabalho realizado no mundial foi reconhecida pelo Governo do Estado, que certificou os profissionais em cerimônia realizada nesta segunda-feira (28.07) no salão nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás. 

Para o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o êxito da Operação, que garantiu tranquilidade aos moradores e turistas durante os jogos em Cuiabá, se deve ao trabalho conjunto de 1.743 profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). “É um modelo a ser seguido e que já começamos a interiorizar. De uma sede desacreditada, Cuiabá passou a ser uma sede reconhecida a nível nacional. Agora é o momento de parabenizar a todos os profissionais envolvidos que foram os coadjuvantes deste sucesso”, comemorou. 

O setor de Inteligência da Sesp foi responsável por coordenar e monitorar os potenciais de risco. Para a delegada de Polícia Civil, Alessandra Saturnino, coordenadora da Célula de Inteligência do CICCR, o foco era assessorar os profissionais da Segurança na tomada de decisões, visando garantir a tranquilidade dos cidadãos. “Nossa função foi trabalhar para antecipar todas as ocorrências que pudessem atrapalhar a tranquilidade tanto dos moradores, quanto dos turistas que estiveram em Cuiabá. Acredito que o planejamento e o comprometimento de todos foram fundamentais para o sucesso, pois as agências empregaram o seu melhor efetivo em prol da segurança para o cidadão”, disse. 

O Delegado da Polícia Federal, Diógenes Curado, destacou o trabalho coordenado, em que 80 agentes garantiram a segurança na entrada e saída de estrangeiros no controle da emissão de passaportes dentro do Aeroporto Marechal Rondon. “Foi resultado de um trabalho intenso de capacitação, de profissionais que já trabalharam em grandes eventos esportivos e que somaram conhecimentos em prol do êxito em todos os setores, tanto na segurança aeroportuária, imigração, segurança privada, controle biométrico, entre outras ações”, ressaltou. 

O coordenador do CICCR, coronel PM Joelson Geraldo Sampaio, destacou que o sucesso foi resultado de muitas reuniões e debates que buscaram compreender a importância da integração dos esforços. “É um momento ímpar para nós, que escrevemos e registramos a história de um evento grandioso. Mostramos que com planejamento, boa vontade e profissionalismo, podemos alcançar o sucesso”, disse. 

Os 160 profissionais homenageados atuaram na construção do planejamento operacional integrado, ocuparam cargos de coordenação e assessoria dentro do Sistema de Comando e Controle e representaram suas instituições no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, Local e Regional.

TITA MARA TEIXEIRA 
Assessoria/Sesp-MT