Confiante, Salles diz que vai resgatar moralidade política de Mato Grosso

O candidato ao Senado, Rogério Salles (PSDB), dá detalhes da sua campanha, abre o plano de ação parlamentar e afirma que resgatará a moralidade na política mato-grossense. O tucano se mostra confiante e aposta em sua experiência à frente do Palácio Paiaguás e da Prefeitura de Rondonópolis, o que, segundo ele, proporciona uma grande chance de vitória.

Segundo Salles, o convite feito “em cima da hora” foi aceito, primeiramente por acreditar ser viável a eleição ao Senado, e segundo pelo engajamento do projeto político do candidato ao Governo, Pedro Taques (PDT). “Não poderia deixar de dar a minha contribuição, aceitando este desafio para fazermos as mudanças necessárias em Mato Grosso”, diz em entrevista ao Rdnews.

Entre as propostas, o tucano defende a revisão do Pacto Federativo, em especial, a descentralização dos recursos nas mãos do governo federal dando mais autonomia para os municípios. “Todos os prefeitos estão transformados em pedintes, precisam ficar correndo atrás de recursos em Brasília para trazer alguma obra para o seu município. Isso está errado, pois os recursos devem estar onde as pessoas estão. Hoje tudo vem de emendas parlamentares”.

No que diz respeito à saúde, Salles pretende expandir o atendimento para as cidades pólos e se mostra favorável à regionalização das tabelas do Sistema Único de Saúde (SUS). “É preciso levar a saúde até o interior, valorizar os profissionais que estão lá, porque senão daqui a pouco nós teremos profissionais só nos grandes centros”.

Em relação à segurança pública, o candidato foi enfático ao dizer que o governo federal precisa assumir o controle da segurança nas fronteiras, colocando a Força Nacional ou o Exército para fiscalizar. Neste sentido, diz que defenderá o vínculo no orçamento da União, assim como acontece com a Saúde, Educação, com pelo menos 10% dos recursos para serem aplicados em segurança.

Também vai trabalhar a questão da logística que, segundo ele, não serve só para transportar mercadorias, mas para integrar a economia do Estado. “É preciso pensar em como viabilizar esta integração, se for por meio de ferrovias eu entendo que a Ferronorte não pode ficar parada em Rondonópolis, que a FICO deve ter seu trecho ampliado também”. Além disso, ressalta que o Estado precisa voltar a atrair mais investidores e desenvolver uma política de industrialização para agregar valor à produção.

Além do agronegócio e da industrialização, o candidato vê grande potencial turístico no Estado. “Um Estado que no futuro terá cerca de 50% de área preservada, precisa pensar em investir em atividades como o ecoturismo”. Entre os pontos “polêmicos” da campanha, está o resgate da moralidade política mato-grossense em que Salles defende medidas como o fim do sigilo bancário, fiscal e patrimonial de todos os agentes públicos. “A população tem direito de saber onde ele ganha dinheiro e como cresce o patrimônio dele”.

Por fim, o candidato lembra que está fazendo uma campanha propositiva, se apresentando à população, pedindo voto, porém, diz estar ciente da dificuldade que é fazer uma campanha com tempo menor do que os outros postulantes. “Tenho clareza de que é um desafio perfeitamente superável”.

Fonte: Gabriele Schimanoski - RDNews