PÓS-ELEIÇÃO - Taques quer parceria com Dilma em MT

Pedro Taques (PDT) preferiu apoiar
Aécio Neves (PSDB) no segundo turno
da disputa presidencial
No Senado, Pedro Taques sempre adotou uma postura independente do governo federal, contrariando a direção nacional do PDT

O governador eleito Pedro Taques (PDT) espera que a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) olhe com mais atenção para Mato Grosso e diz contar com apoio do governo federal para destinação de recursos e aplicação de programas. 

Apesar de pertencer a um partido da base aliada da petista, Taques se aliou à oposição e teceu duras críticas à gestão petista. 

Em Mato Grosso, ele esteve ao lado de Aécio Neves (PSDB) desde a pré-campanha, acompanhando o tucano em visitas e até teve a participação dele no programa eleitoral e durante a campanha. 

Ao final do primeiro turno, chegou a contar com Marina Silva (PSB) também, mas nunca declarou apoio à socialista. 

Apesar da ameaça de sofrer punição por ter contrariado a orientação partidária, Taques garante que a legenda respeita sua decisão e prova disso é a composição que foi feita em Mato Grosso para eleição ao governo. 

Ele lembra ainda que no Senado sempre adotou uma postura independente, fato que nunca alterou sua relação com o partido. 

Em nota, o pedetista diz que o resultado da “eleição presidencial mostra que o Brasil está dividido”. 

Além disso, destaca que o sentimento de mudança ainda é forte e a vitória de Aécio Neves em Mato Grosso reforça esta vontade da população do Estado “que também mostrou isso no primeiro turno com a vitória do nosso grupo na disputa ao governo”. 

Taques diz que, superada a disputa nas urnas, trabalhará para levar ao cidadão equipamentos públicos de qualidade e conta com apoio da União para que isso ocorra. 

“Contamos com o apoio do governo federal na destinação de recursos e aplicação de programas que irão mudar a vida da população. Agora, precisamos olhar para o futuro. Cheio de esperança, espero que possamos verdadeiramente colocar em prática a palavra mais usada durante esta eleição: mudança”, afirmou. 

Taques teve no primeiro turno como principal adversário o candidato do PT, Lúdio Cabral, mas apesar do clima acirrado e muitas trocas de acusações o senador não acredita numa represália do governo federal para com Mato Grosso. 

Várias obras e ações com recursos federais já estão em andamento no Estado, como a duplicação da BR-163/364 e estudos sobre as ferrovias, além das obras da Copa do Mundo, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), realizado com financiamento via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa Econômica. 

Com relação às obras de mobilidade na Baixada, estas deverão ser concluídas pelo governo estadual.

Fonte: ALLINE MARQUES
Da Reportagem Diário de Cuiabá