TELEFONIA - Celulares de MT terão mais um dígito em 2016

Face ao crescimento da demanda pelo serviço móvel, a Anatel está adicionando mais um dígito “9” no número em várias regiões

Os números da telefonia móvel de Mato Grosso receberão o nono dígito somente no final de 2016. Com isso, o estado será um dos últimos a contar com a alteração. 

Conforme a resolução nº 553 de 2010 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a implantação do nono dígito para os DDDs 65 e 66, do estado de Mato Grosso, estão previstas apenas para o dia 31 de dezembro de 2016.

Segundo a Anatel, a adesão de um nono dígito nos números de telefone se dá em virtude do crescimento da demanda pelo serviço móvel. Conforme a assessoria, até julho de 2014, Mato Grosso contava com aproximadamente 4,6 milhões de linhas de celulares ativas. Em todo o Brasil, a Anatel calcula por volta de 276,1 milhões de linhas móveis ativas. 

Atualmente, somente três estados contam com os nove dígitos, sendo todos da região do sudeste. Em São Paulo capital o (DDD 11) a implementação foi realizada em julho de 2012. Já para os DDDs do interior do estado (12 a 19) e no Rio de Janeiro e Espírito Santo (21, 22, 24, 27 e 28) receberam o dígito extra em agosto do ano passado. 

De acordo com a assessoria da a Anatel, a partir do próximo dia 2 de novembro outros cinco estados também terão alteração na numeração. De novembro em diante, os telefones móveis os estados do Amapá (DDD 96), Amazonas (DDDs 92 e 97), Maranhão (DDDs 98 e 99), Pará (DDDs 91, 93 e 94) e de Roraima (DDD 95) contarão com o digito extra. 

Com a mudança, o dígito 9 será acrescentado no início dos atuais números. No momento da discagem, o novo dígito deverá ser acrescentado pelos usuários de telefone fixo e móvel que liguem para telefones celulares nos locais que já contam com a mudança. 

Conforme a Anatel, as ligações com oito dígitos ainda serão completadas por um determinado período de tempo, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente, haverá interceptações e o usuário receberá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após este período, as chamadas com oito dígitos não serão mais completadas. Isso também valerá paras as mensagens SMS e MMS que não serão enviadas se forem usados apenas os oito dígitos. 

Segundo a Anatel, somente os usuários de telefonia móvel (celulares) terão o algarismo "9" adicionado a seus números. A alteração não será realizada nos telefones fixos, que continuarão com oito dígitos. 

GUSTAVO NASCIMENTO
Da Reportagem Diário de Cuiabá