VISITA - Taques discutirá LOA com deputados

A coligação de Pedro Taques (PDT) foi a 
responsável pelo pedido que impugnou a 
candidatura de José Riva (PSD)
O primeiro encontro após eleições entre o governador eleito Pedro Taques (PDT) e o deputado estadual José Riva (PSD) deve ocorrer na próxima semana

O senador Pedro Taques (PDT), eleito governador de Mato Grosso, deverá se reunir na semana que vem com os deputados estaduais para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015, enviada no dia 30 de setembro para o Parlamento. 

Após se reunir com o governador Silval Barbosa (PMDB), o pedetista informou que gostaria de fazer algumas alterações no anteprojeto, e, por isso, deverá ir à Assembleia Legislativa (AL/MT) para debater o assunto com os parlamentares. 

Esta relação entre o novo governador e os parlamentares está sendo intermediada pelo deputado estadual Zeca Viana (PDT). 

Uma das coisas que Taques deve alterar na LOA é o orçamento da política de Estado de Saúde. 

O objetivo é assegurar recursos para o início da construção do hospital regional em Cuiabá, uma das principais propostas de campanha do pedetista. 

Dependendo das alterações que forem feitas na LOA os parlamentares podem atender por meio de emendas, no entanto caso seja necessário remanejamento orçamentário o Executivo deverá retirar o projeto para fazer as mudanças necessárias e reencaminhar para o Legislativo. 

O encontro com os deputados também é aguardado para se saber como será a relação entre Taques e o deputado José Riva (PSD), já autorizado a voltar à presidência da Assembleia. 

Esta seria a primeira vez que os dois se encontrariam após a disputa eleitoral. A briga entre os dois foge da esfera política e vem desde época da deflagração da operação Arca de Noé, resultado de investigação realizada por Taques, na época procurador da República. 

Só que antes de votar a LOA, os parlamentares precisam aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), responsável por colocar as ações e metas para a LOA, que está na Casa desde maio deste ano. A LDO foi aprovada apenas em primeira votação com mais de 40 emendas. 

O deputado José Riva diz que não vê nenhum problema no atraso e acredita que as alterações poderão ser feitas em ambas as leis, até para atender aos anseios do próximo governador. 

O fato é que os deputados ignoraram a Constituição estadual que não permite a saída de recesso sem votar LDO. Os parlamentares, além do recesso no meio do ano, suspenderam também as sessões durante o período de eleição, devido à falta de quórum. 

No entanto, mesmo com o fim da campanha, os deputados continuam sem aparecer na Casa e as quatro sessões realizadas esta semana foram suspensas. 

ALLINE MARQUES
Da Reportagem Diário de Cuiabá