Cresce perspectiva de prévia para definir candidato apoiado por Taques na Mesa Diretora da Assembleia de MT

Embora tenha anunciado publicamente diversas vezes de que não irá interferir na disputa pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o governador eleito José Pedro Taques (PDT) estaria sendo um dos principais incentivadores das pré-candidaturas governistas. “Ele disse que a decisão é do grupo, mas sempre alertou que temos imensa responsabilidade com a governabilidade”, argumentou o deputado Zeca Viana, presidente do PDT e pré-candidato a presidente da Assembléia.

Além de Zeca, também estão no páreo os deputados Dilmar Dal’Bosco (DEM), Guilherme Maluf (PSDB) e Eduardo Botelho (PSB). Taques pediu para os deputados eleitos Wilson Santos (PSDB) e Oscar Bezerra (PSB) conduzirem as discussões e, até o momento, a principal sugestão da dupla é de que ocorram prévias internas, no grupo dos 11 – o G11 – para unificar o discurso em prol de apenas um nome.

A proposta seria justamente para evitar o risco de um conflito interno, cada vez maior, no grupo de deputados estaduais eleitos pela chapa do governador eleito. Existe um consenso no grupo de Pedro Taques com leitura de que, se o presidente da Assembléia for da oposição, o governador corre o risco de despender uma energia preciosa resolvendo questões que, em tese, com um aliado, não haveria necessidade.

Nas reuniões da bancada, constantemente é citado o exemplo da omissão do prefeito Mauro Mendes (PSB), em janeiro de 2013, na disputa pela Câmara de Cuiabá, quando o vereador João Emanuel Moreira Lima (PSD) foi eleito presidente. No primeiro semestre de 2013, João Emanuel ‘infernizou’ a vida de Mauro Mendes e chegou a brecar aumentos da tarifa de água e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), entre outras dores de cabeça ao chefe do Poder Executivo da Capital. João Emanuel foi cassado em plenário, em novembro de 2013, substituído pelo atual presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro(PTB), aliado de Mendes.

Na briga pela Assembléia, quatro nomes ainda se mantêm vivos na disputa interna. Todos juram que conseguem votos entre os 13 deputados de oposição, supostamente mais próximos do deputado estadual reeleito Mauro Savi (PR), atual primeiro secretário do Poder Legislativo. Savi foi o mais votado no pleito de outubro de 2014, com mais de 55 mil votos.

Também pela oposição, corre por fora na disputa pelo principal cargo o atual presidente em exercício da Assembleia, Romoaldo Junior (PMDB). Ele briga também pela Primeira Secretaria.

Na briga interna pelo comando do Edifício Dante Martins de Oliveira, por enquanto, Guilherme Maluf e Zeca Viana se imaginam mais à frente, mas Dilmar Dal Bosco e o novato Eduardo Botelho não admitem ficar por baixo.

A reportagem do Olhar Direto apurou que Taques sugeriu que pelo menos dois desistam da concorrência e se afastem da disputa, em nome da unidade.

Guilherme Maluf já havia manifestado interesse em bancar sua corrida à presidência da Mesa Diretora ainda durante a campanha, confiante que seria reeleito. Porém, Botelho seria o nome preferido de Mauro Mendes.

Fonte: Ronaldo Pacheco - Redação Olhar Direto