Janaina Riva descobre problema na vista e passa por cirurgia em São Paulo, após receber homenagem

A deputada eleita Janaína Riva (PSD), filha do presidente licenciado da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Geraldo Riva (PSD), encontra-se em São Paulo, onde vai se submeter a cirurgia de urgência, nesta terça-feira (18), por conta de um descolamento de retina. Ela só descobriu a alteração no globo ocular ao passar por um exame de vista rotineiro.

O descolamento da retina é considerado uma urgência médica. Caso não seja tratado convenientemente e depressa, existe o risco de evoluir e deixar sequelas, inclusive com perda total da visão.

A cirurgia deverá ser feita no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, pelo médico Walter Takahashi, um dos mais respeitados da área oftálmica. O descolamento de retina é uma alteração que se caracteriza pelo desprendimento dessa estrutura da superfície interna do globo ocular. Essa separação interrompe o fornecimento de nutrientes e promove a degeneração celular.

Seus principais sintomas são visão turva e embaçada, sombra central ou periférica dependendo da região da retina afetada, que progride à medida que o deslocamento evolui, flashes luminosos (fotopsias), “moscas volantes”, isto é, a sensação de insetos voando diante dos olhos e, nos casos mais graves, perda total da visão. A deputada não apresentou nenhum desses itens e consegue enxergar normalmente. Após o ato cirúrgico ela dela ficar em recuperação por pelo menos 15 dias.

Homenagem

Antes de ir para São Paulo, Janaina Riva recebeu na manhã desta segunda-feira (17) o troféu de Direitos Humanos e Cidadania Regina Mara Correa de Andrade, por sua luta em defesa das causas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros).

A homenagem foi recebida pela irmã da deputada, Jéssica Riva, que na oportunidade também a representou-a durante audiência pública realizada no plenário da Câmara de Cuiabá, para tratar do combate à homofobia. A audiência debateu também Parada da Diversidade (Gays, Lésbicas e Transgêneros) que, neste ano, acontece no dia 28 de novembro pelas ruas da cantral central de Cuiabá.

Fonte: Ronaldo Pacheco - Redação Olhar Direto