FINALMENTE - Trincheirona é liberada

Trânsito na avenida Miguel Sutil deverá
fluir melhor
O governador Silval Barbosa inaugurou a principal obra de mobilidade anunciada para a Copa e ainda prometeu entregar outras 10 

Com a promessa de inaugurar ao menos 10 obras até o fim deste ano, o governador Silval Barbosa entregou ontem a trincheira Jurumirim/Avenida dos Trabalhadores, na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. A obra, que fez parte do pacote de obras de mobilidade urbana lançado para a Copa do Mundo, demorou dois anos e meio para ser concluída ao custo de R$ 50,5 milhões. 

“Vou entregar várias obras ainda. Vou entregar o maior complexo, que é o viaduto do Tijucal, a (duplicação) da Archimedes, vamos inaugurar o Verdão (Santa Isabel), inaugurar o viaduto que denominou Isabel Campos, que é o viaduto da Orlando Chaves com a Avenida da FEB, inaugurar o viaduto VLT/Aeroporto, em Várzea Grande, a trincheira do Zero, o viaduto da MT-040, a (duplicação) avenida Mário Andreazza, da Avenida da Guarita e a avenida que vai para Universidade Federal, em Várzea Grande”, enumerou o governador Silval Barbosa. 

Com 960 metros de extensão, a trincheirona, como também é chamada, recebeu o nome do engenheiro José Luiz Borges Garcia. “Quero aqui até pedir desculpas, principalmente, aos moradores e empresários desta região pelo transtorno que nós causamos. Esta é uma obra que teve várias alterações no seu projeto. Eu sei que tiveram dificuldades, interferências de rede de esgoto, de água, energia, de telefonia e fibra ótica, desapropriações das mais diversas possíveis, mas diante de tanto transtorno eu tenho certeza absoluta que deixamos um grande legado”, acredita. 

No local, 35 imóveis foram atingidos. Destes, 22 foram ações de reintegração, por se tratar de invasão de faixa de domínio e 13 ações de desapropriações, envolvendo o pagamento de R$ 1,6 milhão. A obra contou com recursos perdidos dos Governos Federal e Estadual. 

Conforme Barbosa, a Jurumirim foi uma obra que planejada para região metropolitana, entre as trincheiras, pontes e viadutos. “Fizemos um governo de grandes realizações. Nós propusemos uma verdadeira transformação para a região metropolitana e conseguimos executar praticamente tudo, exceto o VLT (veículo leve sobre trilhos), que fica em andamento”, avalia. Na oportunidade, o secretário extraordinário para a Copa (Secopa), Mauricio Magalhães garantiu que o trecho do VLT do Aeroporto Marechal Rondon até o Porto ficará pronto até o fim do ano. 

Para o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes também que vai proporcionar maior fluidez no trânsito, no local. “Essa obra vem para distensionar uma importante região da nossa cidade. A Miguel Sutil volta a normalidade”, avaliou. 

Barbosa garantiu ainda que estava resolvido o problema referente ao pagamento de empreiteiras contratadas pelo consórcio Sobelltar-Secopa, formado pelas empresas Elenco Construções Ltda (líder), Sobrenco Engenharia e Comércio e Construtora Tardelli Ltda. 

JOANICE DE DEUS
Da Reportagem Diário de Cuiabá