MUDANÇAS - Taques modifica estruturalmente Secid e Silog

Com a mudança, a Secretaria de Estado de Cidades (Secid) será responsável por Intermat, Sanemat e Agem; Silog continua com o MT Integrado 

O senador e governador eleito Pedro Taques (PDT) mudou a estrutura de formação de suas secretarias e a parte responsável por obras deve ficar a cargo da Secretaria de Cidades (Secid). Antes, a secretaria seria uma junção das pastas de Turismo e Cultura. 

No novo desenho do governador eleito aparece a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Silog), que deve cuidar das obras de pavimentação e conservação das estradas, tendo como principal função programa o MT Integrado. 

A nova estrutura a ser comandada pelo administrador Marcelo Duarte ainda tem como missão consolidar Mato Grosso em duas plataformas de transportes pouco exploradas no Estado, as hidrovias e ferrovias. 

Enquanto se preocupa apenas com essas questões de logística intermodal, a pasta de Cidades passa a controlar as outras obras tocadas pelo governo do Estado, como o programa “Minha Casa, Minha Vida”, que em Mato Grosso tem participação do Executivo estadual. 

Além disso, a Secid deve ser a responsável pela Agência de Desenvolvimento Metropolitano (Agem), criada para planejar políticas públicas para a região da Grande Cuiabá. 

A pasta congrega também a Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (Sanemat) e o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). 

O governador eleito ainda não definiu de que forma a pasta de Cultura será contemplada. A classe artística já se reuniu com Taques pedindo uma estrutura exclusiva. Entretanto, o governador ainda não disse se o pleito será contemplado. 

Estados como o Mato Grosso do Sul usam fundação como uma estrutura de Cultura. Em outros quatro Estados a pasta foi fundida com Educação ou mesmo Esportes e Lazer. 

BAIXA – Taques anunciou na última terça-feira (25) que a estrutura da atual Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) deve ficar a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). 

A pasta a ser criada pelo novo governador ficara sob o comando do engenheiro agrônomo Seneri Paludo. Taques, junto com a Fundação Dom Cabral, que ajuda nos trabalhos da transição, ainda estudam a possibilidade da pasta de Turismo se tornar uma agência. 

“Nós conversamos com o trade turístico, temos uma reunião marcada com Caio Carvalho, da Agência de Turismo de São Paulo, que vem na próxima semana ao Estado para que nós possamos conversar a respeita da criação de uma agência a MT Turismo, alguma coisa assim, que estamos pensando junto com a Fundação Dom Cabral e o Seneri Paludo ajudará nesta construção”, afirma Taques. 

Seneri ajuda no processo de escolha da melhor forma de gerir o setor. “Quando a gente fala de turismo uma coisa é a estrutura, é a capacidade que se tem não só a rede hoteleira, mas a capacidade física mesmo e a outra é com relação à capacidade de serviço que a gente precisa trabalhar”, diz o futuro secretário. 

ESBOÇO – No primeiro esboço apresentado pela equipe de transição apareciam 12 secretarias de Estado. Entretanto, ainda não há uma definição final sobre essas estruturas. 

Taques trabalha com a possibilidade de iniciar o mandato com a reforma administrativa. Para isso, é preciso que peça ao atual governador, Silval Barbosa (PMDB), apresente à Assembleia Legislativa uma mensagem com as alterações que devem ser aprovadas pelos parlamentares. 

Por enquanto, o governador eleito afirma que não pretende fazer uma convocação extraordinária em janeiro visando à aprovação da proposta. O chefe do poder Executivo tem a prerrogativa de convocar os deputados de forma extraordinária para apreciar projetos que precisam de urgência. 

Para o governador, o mais importante é levar as ações até os cidadãos. Taques afirma que busca fazer um governo sem “caixinhas”. Mas, com um conceito de “design vivo”. 

THIAGO ANDRADE
Da Reportagem Diário de Cuiabá