RACHA NA “OPOSIÇÃO” - Governistas garantem mais cinco votos

Zeca Viana é presidente estadual do
PDT e vem liderando o grupo dos 11
deputados que serão da base do
governo Taques
Segundo o deputado estadual Zeca Viana (PDT), que pode disputar a mesa diretora, cinco deputados da oposição já estariam fechados com Taques 

As articulações em torno da disputa pelo comando da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa continuam de vento em popa. A base aliada do governador eleito Pedro Taques (PDT), formada por 11 deputados estaduais, está confiante quanto à vitória, apesar de ainda não ter definido quem encabeçará a chapa. 

Por ser a minoria na casa, o grupo acredita que conseguirá vencer a eleição no próximo ano, tendo em vista que já conta com simpatizantes do grupo de “oposição”, formado por 13 parlamentares. 

De acordo com o deputado estadual Zeca Viana (PDT), pelo menos cinco parlamentares já se mostram dispostos em apoiar o seu grupo no pleito que definirá o novo presidente da Casa de Leis. 

“O nosso grupo está bem unido e convicto num propósito. Acreditamos que esta eleição será bem light, pois todos os deputados percebem a necessidade de mudança. Estamos conversando e já temos a simpatia de cinco parlamentares do outro lado. Pretendemos aumentar este número até janeiro”, enfatiza. 

O pedetista, entretanto, não quis falar o nome dos parlamentares. Com relação à formação da chapa, Viana também afirma que a definição ficará para janeiro. “Ainda é muito cedo para formar chapa. Isso deverá acontecer apenas na véspera da eleição”, pontua. 

Além dele, também disputam a vaga de candidato à presidência do Legislativo Estadual os deputados Guilherme Maluf (PSDB) e Eduardo Botelho (PSB). O tucano foi o último a colocar o seu nome na disputa interna. Apesar disso, nos bastidores a conversa é de que ele seria o preferido de Taques. 

Em contrapartida, o grupo dos 13 deputados eleitos como oposição ao futuro governador está rachado. Os deputados Romoaldo Junior (PMDB), presidente em exercício, e Mauro Savi (PR), primeiro-secretário, encontram dificuldade em garantir a união para enfrentar os aliados do pedetista. 

Apesar de não estar mais na Assembleia a partir do próximo ano, o deputado José Riva (PSD) articulou um jantar em sua residência no início deste mês, liderado pela filha eleita, Janaina Riva (PSD), com os parlamentares. 

José Domingos Fraga (PSD) demonstrou sua insatisfação sendo o único ausente do grupo de 13. Ele confirmou que não apoia Savi e Romoaldo e não votará em nenhum dos dois. 

Outro parlamentar que deixou clara sua insatisfação com a candidatura dos dois deputados foi Emanuel Pinheiro (PR). O republicano e Fraga utilizam do mesmo argumento: renovação. 

Há 20 anos este grupo tem se mantido no comando da Mesa, sob a orientação de Riva, e se altera entre os cargos de presidente e primeiro-secretário. 

A insatisfação com Romoaldo e Savi também estaria relacionada à campanha eleitoral, em que ambos gastaram altas quantias e teriam deixado os demais colegas de lado. 

Além de não estarem atendendo a contento as reivindicações dos parlamentares na Casa. Neste ano, em plena campanha, o pagamento da verba de gabinete sofreu atraso e isso também irritou os deputados. 

No entanto, Riva pode ter uma carta na manga que seria atrair membros do grupo aliado de Taques para uma composição e enfraquecer também o chamado G-11. 

O deputado Guilherme Maluf (PSDB) pode ser aliado de Savi na formação de uma chapa para mesa diretora. O tucano não participou da reunião na noite de quarta-feira, mas poderá ser um elemento surpresa. 

O fato é que a eleição para a mesa diretora tem movimentado os bastidores da Assembleia Legislativa e depois de 20 anos a disputa está acirrada. 

Normalmente, nenhum parlamentar encarava Riva na disputa pelo comando da AL. Agora, além de vencer a eleição para o governo, o grupo de Taques parece estar disposto a conseguir também a mesa diretora para garantir a ‘governabilidade’.

KAMILA ARRUDA
Da Reportagem Diário de Cuiabá