NOS PRÓXIMOS DIAS - Taques deve anunciar ao menos 6 nomes

Pedro Taques (PDT) tem se dedicado
nos últimos dias a conhecer o relatório
final da situação do estado de Mato
Grosso
O objetivo do governador eleito é antecipar o secretariado para que futuros membros de seu staff já comecem o governo a par da situação

O governador eleito Pedro Taques (PDT), que já havia cancelado os compromissos em Brasília para se dedicar à transição de governo, passou a manhã toda desta quarta-feira em reunião com os coordenadores da equipe responsável pelos estudos da atual condição do Estado. 

Algumas questões como obras da Copa, MT Prev, MT Saúde e a própria crise na saúde pública do Estado são temas que tiram o sono do pedetista e precisam de atenção especial da sua equipe. 

Pensando nisso, já nos próximos dias Taques também deve anunciar ao menos seis nomes tidos como estratégicos que devem compor o primeiro escalão de sua equipe de governo. 

Com isso, o governador eleito adianta em 15 dias os primeiros anúncios, tendo em vista que inicialmente ele pretendia divulgar nomes apenas no início de dezembro. 

Os primeiros nomes para comandar as secretarias de Estado devem sair da própria equipe de transição do pedetista. A ideia é de que eles se aprofundem nas questões da secretaria para que haja continuidade nos serviços públicos e numa possível maximização dos serviços prestados. 

Taques e o vice-governador eleito, Carlos Fávaro (PP), ainda devem acompanhar a explanação dos técnicos sobre o diagnóstico feito na Secretaria de Administração do Estado. 

A Secretaria de Administração, que atualmente cuida da gestão de pessoas, deixa de existir a partir do próximo ano. O papel será da Secretaria de Gestão, que entre outras atribuições também cuidará no MT Prev e do MT Saúde, o plano de saúde dos servidores do Estado. 

O MT Prev ainda está em discussão na Assembleia Legislativa. O coordenador da transição, prefeito licenciado de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), disse que a equipe de transição deve conversar com os parlamentares para buscar mais informações sobre o projeto. 

Quanto ao MT Saúde, o plano de saúde dos servidores do Estado, ainda há uma incógnita. Taques não falou em acabar com o plano, mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já pediu que o Estado deixasse de ajudar no custeio da saúde dos servidores. 

Outras duas pastas ainda não foram completamente apresentadas. São elas: Secid e Secitec. 

A primeira já teve parte da apresentação iniciada. Agora, devem ser explanados os dados do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). Na mesma secretaria, Taques e Fávaro devem receber da equipe técnica mais informações sobre a Agência de Desenvolvimento Metropolitano do Vale do Rio Cuiabá (Agem/VRC), criada para pensar nas ações da Região Metropolitana. 

Já a Secitec é a pasta responsável por cuidar da Fapemat e Unemat. Aliás, a universidade estadual também é outra questão delicada. Além disso, o governador eleito prometeu ampliar a Unemat abrindo nos próximos quatro anos dois novos campi, um em Cuiabá e outro em Rondonópolis. 

THIAGO ANDRADE
Da Reportagem Diário de Cuiabá