TRANSIÇÃO - Taques analisa dados para nova Pasta

O governador eleito Pedro Taques (PDT)
passará o final de semana com sua equipe
de transição no Palácio Paiaguás finali-
zando os estudos dos dados do governo
Diversos órgãos como Sanemat, Jucemat, Ipem, Metamat e Intermat, deverão compor as Secretarias de Cidades e Desenvolvimento Regional, e Desenvolvimento Econômico

A equipe de transição do governador eleito Pedro Taques (PDT) não terá descanso neste sábado. Os cerca de 30 profissionais que compõem o grupo apresenta na manhã de hoje ao pedetista os dados obtidos junto ao governo do Estado sobre os setores que devem compor a nova secretaria de Cidades e Desenvolvimento Regional. 

Taques deve conhecer mais profundamente os dados sobre a Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (Sanemat), que ainda opera em alguns municípios do Estado e necessidade de orçamento próprio. 

Na mesma secretaria, Taques e o vice-governador eleito Carlos Fávaro (PP) terão da equipe técnica mais informações sobre a Agência de Desenvolvimento Metropolitano do Vale do Rio Cuiabá (Agem/VRC). Criada para pensar nas ações da Região Metropolitana. 

A nova secretaria também deve englobar o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), por isso, o governador eleito será munido pela equipe técnica de informações sobre o órgão. 

Na semana passada o instituto virou notícia após a divulgação de que pagamentos feitos a quatro servidores chamaram a atenção de um grupo de funcionários que acusam o órgão de privilegiar alguns “colegas” e o próprio presidente, Afonso Dalberto. 

Os valores repassados seriam referentes a férias e direitos trabalhistas acumulados pelos servidores ao longo dos anos. Um dos servidores recebeu quase R$ 100 mil. 

Apesar de o pagamento ser referente a direitos trabalhistas dos servidores, além dos altos valores, chama atenção também porque apenas alguns foram beneficiados. Ao que tudo indica outros funcionários, inclusive, aposentados, aguardam a concessão de tais benefícios, mas não conseguiram. 

Atualmente a autarquia é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural e detém um orçamento de mais de R$ 11 milhões. Conta com 112 funcionários ativos e é responsável pela execução da política fundiária rural e urbana do Estado. 

Ainda pela manhã e referente a essa nova secretaria, Taques deve receber informações da atual secretaria de Cultura e da pasta de Turismo. A fusão das secretarias de Turismo e Cultura dando origem a nova secretaria de Cidades e Desenvolvimento Regional é a que provocou a maior polêmica até o momento. 

Parte da classe artística resiste à mudança proposta pela equipe de transição, o medo maior é de perder recursos e de ver a cultura sendo cada vez menos priorizada pelo governo. A questão chegou a ser discutida com o setor. Mas, o governador já disse que não abre mão de dar a palavra final sobre o caso. 

O técnico responsável pela coleta de dados nesta área arquiteto, Eduardo Chiletto, que é mestre em Física e Meio Ambiente, doutorando em Tecnologia.

No período da tarde o governador e vice eleitos, assistem a apresentação dos dados das áreas que devem compor a nova secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). 

A pasta deve nasce de uma fusão da secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF) e a pasta de Indústria, Comércio, Minas e Energia (SICME). 

Aqui um ponto importante: Taques foi eleito com o apoio em massa de produtores rurais do Estado, que apostaram na campanha do pedetista que teve como uma de suas promessas o fortalecimento da agricultura familiar e o grande agronegócio. 

Também ficarão sob responsabilidade da nova pasta a Junta Comercial (Jucemat); Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) e Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat). O responsável pela coleta dos dados e formulação do relatório sobre essas áreas foi o economista Eduardo Moura. 

No domingo a equipe de transição não terá expediente, mas na segunda-feira (10) haverá outras duas longas reuniões a portas fechadas da equipe de transição. 

Durante a campanha eleitoral, Taques prometeu uma reforma administrativa no Estado e um novo jeito de governar, após receber os dados de como deve pegar o Estado, em 01 de janeiro do ano que vem, a equipe do governador eleito, entra em uma nova fase no processo de transição do governo estadual. 

Será a fase de planejamento, a ser iniciada ao longo da próxima semana e deve durar até o dia 30 de novembro. 

Até lá, o governador eleito, analisará os nomes apresentados para compor as secretarias de Estados. Se o primeiro esboço for aprovado por Taques, haverá uma redução de sete secretarias na estrutura do governo. 

O planejamento vai ser no sentido de dar celeridade no cumprimento das promessas do programa de governo e que foram feitas durante os 90 dias de campanha eleitoral pelo Estado. 

O foco, segundo é na questão da saúde pública. Afirma que Taques quer uma solução imediata para o problema da saúde no Estado. A principal promessa neste sentido é a construção de um hospital estadual em Cuiabá e dobrar os repasses aos municípios para custear a saúde. 

THIAGO ANDRADE
Da Reportagem Diário de Cuiabá