1º ESCALÃO - Taques deve anunciar staff na sexta

As principais secretarias, como de Educação, de Saúde, de Segurança e da Casa civil serão as últimas a ser anunciadas pelo governador eleito

Apesar da expectativa em torno do anúncio dos secretários que ocuparão as principais Pastas do governo, o governador eleito Pedro Taques (PDT) deve anunciar os nomes somente no fim da semana. Ele foi para Brasília cumprir agenda ainda de senador e retorna na quinta. A previsão é de que o anúncio ocorra na sexta-feira (12). 

Desde semana passada, espera-se pelo anúncio dos nomes que comandarão as secretarias de Saúde, de Educação e de Segurança. Alguns nomes estão sendo cotados, mas até então não foram confirmados. Apesar de Taques estar seguindo a linha de nomeações técnicas, a pressão política ainda é forte, principalmente para as pastas de maiores orçamentos, como as três acima citadas. A de Educação é a com maior estimativa de recursos e o nome cotado é do tucano Permínio Pinto, ex-vereador e ex-secretário de Educação na capital. Ainda não há consenso sobre a indicação dele e este seria também um dos motivos para atrasar o anúncio. 

Porém, outro fator pode estar adiando a indicação dos próximos secretários da gestão do pedetista: é que inicialmente cogitou-se a nomeação do promotor de justiça Mauro Zaque para o cargo de secretário de Segurança Pública, porém ele entrou na disputa para a eleição do Ministério Público Estadual (MPE). A disputa termina hoje e, talvez, Taques esteja aguardando o resultado para tomar a decisão de nomear o promotor no comando. Só que Taques também aguardava outra resposta: a do promotor de justiça Fábio Galindo Silvestre, sobrinho do ex-prefeito de Cuiabá, Chico Galindo. O governador fez um pedido ao Conselho Superior do Ministério Público de Minas Gerais e o promotor foi liberado para assumir um cargo no governo. 

Ele já vinha sendo cotado e Taques já havia confirmado que Fábio Galindo faria parte da equipe. Para a Saúde, o nome mais comentado é do diretor-executivo da Unimed Cuiabá, Paulo Brustolin. Ele já esteve reunido com Taques neste período da transição e o nome dele seria avalizado pelo médico Kamil Fares, do PDT, ex-secretário de Saúde da capital. Esta é uma Pasta que receberá atenção especial e deverá ser a prioridade de Taques para 2015, inclusive com o projeto de construção do hospital estadual de 250 leitos. 

Outra missão é ajudar o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), na construção do novo pronto-socorro. Os recursos já estariam previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA), conforme o governador Silval Barbosa (PMDB) já havia prometido. 

Ainda falta indicar também chefe da Casa Civil, secretário de Fazenda e responsável pela pasta de Meio Ambiente. Para a primeira, o deputado Zeca Viana é um dos nomes (PDT), mas outros já foram cotados, como Osvaldo Sobrinho (PTB), que pode não assumir devido problemas de saúde. 

Gustavo Oliveira, empresário e representante da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), já foi confirmado como membro do staff de Taques, porém ainda não foi anunciada qual Pasta ele 

comandará, mas é cotado principalmente para a de Fazenda. No entanto, também teve o nome cogitado para Casa Civil. 

Para a de Meio Ambiente a promotora de justiça Ana Luiz Ávila Peterlini teria sido convidada, mas enfrentou resistência entre o meio do agronegócio e dos servidores.

ALLINE MARQUES
Da Reportagem Diário de Cuiabá