Governo assina contrato de concessão da Ceasa-MT com empresa vencedora da licitação

O Governo de Mato Grosso assinou, nesta quarta-feira (17) termo de concessão para construção e exploração do entreposto de comercialização da Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso S.A. (Ceasa-MT) com a empresa vencedora do processo de licitação, a Ambiental Engenharia S.A., que irá administrar o entreposto por 30 anos com direito de renovação mais 15 anos. Pelo contrato a empresa deve começar a operar a primeira etapa em até quatro anos, mas a expectativa é que, a partir de 2017, o Ceasa de Mato Grosso esteja em funcionamento. O diretor da Ambiental Engenharia S.A. Manoel Machado Freitas Jr., disse que o projeto vai gerar 3 mil empregos diretos e próximos de 8 mil indiretos.

O presidente da Ceasa-MT, Baltazar Ulrich, explica que o sistema de concessão prevê que a empresa vencedora da licitação deverá adquirir uma área de 50 hectares nessa primeira etapa e investir R$ 70 milhões, e o mesmo na segunda etapa, totalizando R$ 140 milhões, incluindo a construção de um shopping voltado para os produtores que, ao final de 30 anos, será doado ao Governo do Estado. Além da doação da área e da parte de infraestrutura, o permissionário vai dividir parte das luvas e 20% do aluguel com a Ceasa-MT como contrapartida.

Segundo ele, esse modelo de gestão de Centrais de Abastecimento é inédito no país. O projeto, que em sua concepção adota modelos italianos, além da gestão interna leva em conta a questão da logística. Atualmente, os estados acima de Mato Grosso buscam os alimentos nos Ceasa de São Paulo, Minas e Paraná. Com a nova lei dos caminhoneiros, que são obrigados a descansar a cada 4 horas de trabalho, o tempo de transporte será aumentado.

Mato Grosso, em que pese ser um grande produtor de grãos, compra a maior parte dos alimentos que chega a mesa do consumidor nos grandes centros de distribuição, principalmente São Paulo, entreposto dos produtos como frutas vindas da Argentina, Chile e mesmo Colômbia que são levadas para a capital paulista e depois distribuídas para o resto do país. Com o entreposto em Cuiabá, esses produtos virão diretamente para cá o que resultará no ganho em tempo de transporte e qualidade do produto, além da redução de custos até a mesa do consumidor.

A parte destinada aos pequenos produtores será gerenciado pela própria Ceasa em conjunto com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Sedraf). Com isso o estado, por meio de seus mecanismos, além das políticas do Governo Federal, vai incrementar a produção de hortifrutigranjeiro na região dando ao pequeno produtor garantia de comercialização.

A implantação do entreposto envolve uma tecnologia de logística e comercialização centralizada que propiciará uma natural redução nos preços de produtos agroalimentares oriundos de outras regiões brasileiras e de países vizinhos. Hoje grande parte destes produtos passam por Centrais de outros estado e chegam a percorrer distâncias acima de 2 mil quilômetros nas regiões fornecedoras, Sul e Sudeste. Vários custos deixarão de ser agregados ao preço final ao consumidor, incluindo-se aí a utilização de veículos climatizados que também encarecem a distribuição.

A Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso S.A. foi criada em 15 de maio de 2013, pela Lei Estadual nº 9.913, tendo como objetivo central ordenar a função de abastecimento de gêneros alimentícios no Estado de Mato Grosso.

JOÃO BOSQUO
Redação / Secom-MT