ANO DE RONDON - Governo vai concluir Memorial

Uma série de medidas deve ocorrer ao longo do ano para comemorar os 150 anos do mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon – o Marechal Rondon. Entre as ações programadas pelo governo do Estado está a retomada das obras do memorial que leva o nome do patrono das telecomunicações. 

O pedido de retomada das obras foi feito pelo governador Pedro Taques ao secretário de Cidades Eduardo Chiletto. Uma reunião estava agendada para ontem com a empreiteira responsável pela construção do memorial, localizado na comunidade de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger. 

Segundo Taques, foi feito um pedido ao secretário para que cobre celeridade da empresa na construção para que a obra seja inaugurada no dia 05 de maio, data de nascimento de Rondon. 

“Ainda hoje (ontem) nós vamos sentar com o empreiteiro porque o recurso existe para a retomada dessa obra. Nós vamos colocar uma equipe da secretaria de Cidades à disposição para apoiar no que for necessário para em maio a gente conseguir estar com a obra pronta”, afirma Chiletto. 

Aos secretários de Estado e representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Associação Amigos de Rondon, o governador disse que nos próximos dias deve publicar um decreto que torna 2015 como o ano de Rondon em Mato Grosso. 

O governo também já preparou dois modelos de selo comemorativo para celebrar os 150 anos. Um grupo de trabalho deve decidir qual dos dois deve ser usado como o símbolo oficial das comemorações. 

O selo desenvolvido pelo governo será vendido nos Correios juntamente com outro que foi produzido pela empresa, que também deve ser lançado no aniversário de Rondon. 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, outra ação que precisa ser desempenhada pelo governo é a criação de uma rota turística que contemple a história do patrono das telecomunicações, fator de deve beneficiar a cidade de Santo Antônio de Leverger. 

O secretário adjunto de Desenvolvimento do Turismo, Luis Carlos Oliveira Nigro, ressalta que a missão do governo do Estado também é de desenvolver as comunidades do Pantanal mato-grossense. “A região de Mimoso está se tornando um pólo turístico para a Baixada Cuiabana por conta dos pesqueiros e das baías existentes na localidade. Temos que fazer um trabalho para desenvolver isso até como um atrativo para o Memorial Rondon”, diz. 

Para o presidente da Associação dos Amigos de Rondon, Ivan Pedrosa, o resultado do primeiro encontro foi positivo. “O governador se mostrou sensível ao nosso apelo para que Mato Grosso comemorasse condignamente esta data que é, inclusive, internacional. O Marechal Rondon se projetou internacionalmente e no ano passado nós comemoramos um século da expedição Roosevelt-Rondon”, destaca. (Gcom-MT) 

Assessoria