CHUVA DE CPI - Assembleia cria 3 CPIs em uma semana

Com isso o Parlamento estadual atinge o limite máximo de funcionamento de Comissões Parlamentares de Inquéritos ao mesmo tempo

O ano começou movimentado na Assembleia Legislativa, que deverá contar com três Comissões Parlamentares de Inquérito abertas na Casa. Além da que irá investigar as obras da Copa, outra CPI foi criada para apurar a sonegação de imposto, proposta por José Carlos do Pátio (SD) com 12 assinaturas. 

Já o deputado Leonardo Albuquerque (PDT) apresentou requerimento para outra CPI, que terá como proposta averiguar os contratos com as Organizações Sociais de Saúde (OSS). 

Apesar de ainda não ter as oito assinaturas necessárias para criação da CPI das OSS, o deputado pedetista já tem o aval do presidente da Casa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), que se manifestou favorável à comissão. 

De acordo com o tucano, há lugares em que a própria população defende a permanência das organizações, por outro lado, há hospitais em que fora necessária a intervenção estadual e passam por tomada de contas, determinada pelo Tribunal de Contas do Estado. 

Desde a legislatura passada as OSSs são alvos de críticas dos deputados, porém, nenhuma providência foi tomada. Os secretários de Saúde que passaram pela Pasta chegaram a comparecer na Comissão de Saúde apenas para apresentar os dados. 

Alguns deputados, na época, de oposição também chegaram a cogitar a instalação de uma CPI, mas como o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) mantinha uma base de maioria absoluta na Casa, não foi para frente. 

Já a CPI da Sonegação Fiscal e Incentivos Fiscais conta inclusive com apoio do próprio governo e um dos membros será o líder, deputado Wilson Santos (PSDB). Além dele, farão parte o deputado José Carlos do Pátio, que irá presidir os trabalhos, José Domingos Fraga (PSD), Max Russi (PSB) e Wancley (PV). 

Com os nomes já definidos, uma reunião de instalação deverá ocorrer na próxima semana para dar início aos trabalhos e decidir quem será o relator. Pátio já adiantou que pretende utilizar o relatório feito pelo ex-deputado José Riva (PSD), na CPI da Cooamat, que apurou o desvio de recursos e a sonegação de imposto por parte da Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso, que tem entre seus sócios o empresário Erai Maggi (PP), ligado ao governador Pedro Taques (PDT). 

Já a CPI da Copa desde quarta-feira teve os nomes definidos e será presidida pelo deputado Oscar Bezerra (PSB) e terá ainda Mauro Savi (PR) e Silvano Amaral (PMDB) como membros. Os parlamentares Janaina Riva (PSD) e Pery Taborelli (PV) desistiram de participar da comissão. 

ALLINE MARQUES
Da Reportagem Diário de Cuiabá