COMBUSTÍVEL - Dois postos já estão com bombas secas

Interdição nas rodovias por caminhoneiros já atinge a Grande Cuiabá e começa a faltar etanol e gasolina para suprir a demanda 

Postos de combustíveis da Grande Cuiabá começaram a sofrer com a falta de abastecimento de etanol e gasolina. Ontem, no CPA, dois postos suspenderam os atendimentos, sendo que um fechou por completo e outro atendeu apenas vendendo diesel. A ausência é decorrente a manifestação dos caminhoneiros, que acontece em ao menos quatro pontos da BR-163, em Mato Grosso. 

A reportagem do Diário entrou em contato com 30 postos de combustíveis ontem à tarde. Em quatro estava faltando algum tipo de combustível e outros seis podem entrar para a lista nos próximos dias. 

No posto Flamboyant, o único localizado na avenida Pernambuco, no CPA II, placas alertavam aos cliente para a falta dos combustíveis. Em volta das bombas, frentistas e outros funcionários se reuniam para cumprir o horário de trabalho. 

O gerente do local, Ozinaldo Teixeira, contou que desde o último sábado (28) a situação era preocupante. “Trabalhamos nesse dia com o mínimo. No domingo já não tinha mais nada. A expectativa era de que hoje a situação voltasse ao normal, mas até agora nada”, disse. 

Conforme Teixeira, a previsão era de que as bombas fossem reabastecidas na manhã de ontem, o que não aconteceu. Agora, segundo ele, é só lá por quarta-feira (04). 

“Essa é a primeira vez em 20 anos de trabalho aqui no posto que eu passo por uma situação dessas. O prejuízo, sem dúvida, é nosso”, disse ele, frisando que é o único posto da região e que possui um grande movimento todas as horas do dia. 

Por fim, ele ressaltou que a administração do posto tem entrado em contato com a Petrobrás, que disponibiliza os combustíveis, mas que até o momento estão sem um retorno. 

Já por volta das 14h30, outro posto, o Bonitão, na entrada do CPA, havia acabado de ficar sem etanol. Conforme um dos frentistas, o local já estava sem gasolina e naquele momento havia acabado o etanol. 

A administração do posto informou que na tarde de ontem só havia diesel, porém, não era o combustível mais lucrativo, já que o número de pessoas que moram na região que possuem um veículo a diesel é pequeno. 

Ao Diário, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível do Estado (Sindipetróleo-MT) informou que tem conhecimento da falta de algum dos tipos de combustíveis em postos da cidade. 

Porém, não sabem dizer quais e quantos estão passando por esse problema, tendo em vista que os bloqueios tiveram uma trégua e muitos caminhões conseguiram chegar ao seu destino final. 

BLOQUEIOS - A BR-163 em Mato Grosso teve ao menos quatro pontos bloqueados ontem, sendo eles o quilômetro 686, em Lucas do Rio Verde, 745 em Sorriso, 593 em Nova Mutum e no 839, em Sinop. 

A redução é significativa, tendo em vista que até a última semana, o Estado contava com 13 pontos bloqueados. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acredita que o movimento deve permanecer, mesmo em menor escala. Ainda ontem, a presidente Dilma Rousseff aprovou a Lei dos Caminhoneiros sem veto. 

YURI RAMIRES
Da Reportagem Diário de Cuiabá