ASSEDIO - PSB oficializa convite`de filiação a Taques

Também participaram do almoço os deputados federais Fábio Garcia e Adilton Sachetti e os deputados estaduais Max Russi, Oscar Bezerra e Botelho

Mesmo sabendo que são remotas as chances de uma possível filiação, as principais lideranças do PSB, capitaneadas pelo prefeito de Cuiabá e presidente do partido em Mato Grosso, Mauro Mendes, formalizaram ao governador Pedro Taques (PDT) convite para se aliar as hostes socialistas, diante do quadro de desconforto dentro da atual agremiação pedetista. 

Junto com Mauro Mendes, foram cinco deputados, dois federais, Adilton Sachetti e Fábio Garcia e três estaduais, Max Russi, Oscar Bezerra e José Eduardo Botelho, numa demonstração do peso político que o PSB representa na governabilidade da gestão Pedro Taques, apesar dessa força ser limitada nacionalmente, mas estar integrada com outros 11 deputados estaduais que garantem maioria folgada para o chefe do Executivo na Assembleia Legislativa. 

Pedro Taques chegou a demonstrar irritação e vontade em deixar o PDT, mas conseguiu na última vez em que esteve em Brasília, uma manifestação de peso no gabinete do senador Acir Gurgacz, onde os principais nomes do partido não apenas hipotecaram apoio a Taques como sinalizaram que a Direção Nacional, comandada por Carlos Luppi que é pró Dilma Rousseff não interfira nas ações do governador de Mato Grosso. 

Pedro Taques e o colega Waldez Góes do Amapá são os únicos governadores de Estado do PDT e alçaram a condição de lideres máximo do partido que naturalmente é dividido entre o apoio ao governo federal e a independência em palavras e ações. 

O que antes era zona de atrito, principalmente com o deputado Zeca Viana, se tornou zona de conforto para o governador Pedro Taques que diante das dificuldades que vem enfrentando nos primeiros meses de gestão à frente do governo de Mato Grosso, terá tempo para pensar em filiação partidária ou vicissitudes partidárias. 

Assim como o PSB, outros nove partidos já sinalizaram que estão de portas abertas para a chegada de Pedro Taques, que antes de ser governador é uma figura que começa a ganhar renome nacional e um quadro de futuro, ainda mais se acertar na administração de Mato Grosso. 

“O governador Pedro Taques recebeu com muita satisfação e respeito a formulação do convite do PSB”, disse o secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques, sinalizando, no entanto, que o Executivo precisa de tempo para decidir seu futuro e rumo partidário. 

Tanto Mauro Mendes, como os deputados Adilton Sachetti e Fábio Garcia, enfatizaram que Taques chegaria ao PSB como estrela nacional. No mesmo sentido foram os deputados estaduais, Max Russi, José Eduardo Botelho e Oscar Bezerra, e mesmo apostando numa eventual troca partidária, eles preferiram deixar o governador a cavaleiro para decidir ao seu tempo, o melhor caminho. 

Preocupado com a situação de Mato Grosso, Pedro Taques aproveitou os parlamentares para pedir apoio aos projetos de Mato Grosso e as leis que se encontram aguardando apreciação que são fundamentais para devolver Mato Grosso ao rumo do desenvolvimento.

Fonte: MARCOS LEMOS
Da Reportagem Diário de Cuiabá