EM CUIABÁ - Liberação do FEX é pauta de encontro entre Taques e Eduardo Cunha

A liberação dos recursos do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX) de 2014 foi destaque no encontro entre o governador Pedro Taques e o presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha, que esteve em Cuiabá nessa sexta-feira (24). Durante a visita de Cunha ao Palácio Paiaguás, Taques reforçou o pedido de apoio para a liberação dos R$ 400 milhões devidos ao Estado.

O assunto já havia sido apresentado pelo governador à bancada federal de Mato Grosso em duas reuniões realizadas em Brasília e em Cuiabá. Na primeira, em março, Taques explicou que aproximadamente R$ 120 milhões do valor total devem ser repassados aos municípios mato-grossenses. No mesmo mês o valor referente ao FEX foi inserido no orçamento do Governo Federal e aprovado pelo Congresso Nacional.

Aproveitando a visita do presidente da Câmara à capital de Mato Grosso, o governador também solicitou um encontro entre os governadores dos estados brasileiros, tendo como pauta o Pacto Federativo. Taques destacou a importância do presidente da Câmara para fomentar esse debate bem como a independência “com harmonia” entre os poderes Legislativo e Executivo. “Precisamos da sua liderança para que os estados produtores possam receber o que é devido. Mato Grosso ajuda muito o Brasil e o Brasil precisa ter um olhar diferenciado e ajudar mais Mato Grosso”.

Cunha afirmou entender as dificuldades pelas quais passam os entes federados, cabendo ao pacto federativo definir obrigações dos estados e ao mesmo tempo as receitas para poder financia-las, nas devidas proporções. “A gente sabe que estados produtores e exportadores como Mato Grosso sofrem com as desonerações de impostos para a exportação, não estão tendo o recebimento das suas compensações na chamada Lei Kandir, como foi feito no seu início, e é preciso dar uma solução para isso”, completou Cunha.

CAROLINE LANHI
Redação/Gcom-MT