Justiça eleitoral pode cancelar mais de 41,5 mil títulos em Mato Grosso

Mais de 41 mil eleitores de Mato Grosso têm até as 13h30 desta segunda-feira (4) para procurar a Justiça Eleitoral e iniciar a regularização de seus títulos, sob pena de tê-los cancelados. Conforme levantamento divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o estado conta com 42.947 eleitores que não votaram nas últimas três eleições, mas só 1.338 chegaram a procurar os cartórios para justificar a ausência até agora. Desta forma, 41.559 eleitores (1,89% do eleitorado estadual) estão sujeitos a perder seus títulos a partir desta segunda-feira.

Dentre os 141 municípios do estado, a capital é onde está o maior número de eleitores em falta com a Justiça eleitoral: são 8.918 eleitores cuiabanos que, por terem se ausentado das três últimas eleições (na Justiça eleitoral, cada turno é considerado uma eleição) e por terem faltado com a justificativa, podem ter seus títulos cancelados este ano.

Em Várzea Grande, cidade da região metropolitana, 3.813 eleitores se encontram em igual situação; em Sinop, cidade a 503 km da capital, 2.731.

Além de assegurar o direito ao voto, o título de eleitor é requisito para uma série de situações no Brasil, como a participação em concursos públicos, a admissão em cargos públicos, matrículas e emissão de outros documentos, como passaporte, entre outros.

Para evitar o cancelamento, o eleitor tem como prazo final o período das 7h30 às 13h30 desta segunda-feira para comparecer a algum cartório eleitoral e iniciar a regularização. Para saber se corre risco de ter o título cancelado, o eleitor pode consultar o site da Justiça eleitoral em Mato Grosso. Basta procurar o link de Serviços ao Eleitor / Situação eleitoral.

Como deverá ser intenso o movimento de pessoas em busca de regularização do título, o TRE orientou os eleitores que precisam de outros serviços – como confecção do primeiro título ou atualização cadastral – a procurarem os cartórios em outra data, já que provavelmente se formarão filas.

Em 2013, foram cancelados pelo TRE em Mato Grosso 35.598 títulos de eleitores que haviam se ausentado das últimas eleições e não justificaram.

Fonte: Rádio Pioneira com G1/MT