Taques reúne secretariado, avalia desempenho e traça plano para o resto do ano

O governador Pedro Taques (PDT) realizou, nesta segunda-feira (4), mais uma reunião com o 1º escalão do seu governo. Entre os assuntos discutidos no encontro, estava a avaliação do cumprimento de metas do chamado contrato de resultados para os 100 primeiros dias do governo. Na ocasião, foi firmado também um novo acordo de resultados, com metas para serem cumpridas até o final de 2015.

“De acordo com a Secretaria de Planejamento, quase 98% das metas foram cumpridas. É lógico que o cidadão quer ver medidas concretas, estradas pavimentadas, mais policiais nas ruas. Mas ainda estamos entendendo a realidade do estado. Em 125 dias, não dá para abrir um processo licitatório e pavimentar estradas, fazer concurso e contratar policiais”, afirmou o governador, em entrevista coletiva no Museu Dom Aquino, durante a abertura do VIII Encontro Indígena, com o tema dos 150 anos de Rondon.

Conforme o acordo firmado em janeiro com o secretariado, o secretário que não cumprisse suas metas correria o risco de ser cortado do staff. Taques garantiu, porém, que nenhuma substituição no 1º escalão está em seus planos. “Não planejo nenhuma mudança no secretariado nas próximas semanas, mas o futuro a Deus pertence, como dizem os políticos. Eu não posso dizer o que acontecerá daqui a uma hora. Mas nesse instante não existe nenhuma avaliação a respeito de substituição de secretário”, declarou.

A mesma garantia, porém, não se estende aos adjuntos das pastas. “Adjunto é diferente. Quem determina se o adjunto não está rendendo, ou se por questões pessoais ele precisa sair, é o secretário. Então ele comunica o governador, que aceita ou não a substituição. Estão sendo alteradas as posições de vários adjuntos”, disse.

Na semana passada, houve uma dessas alterações. O secretário-adjunto da Receita Pública, José Roberto Miorim, pediu exoneração do cargo e foi substituído pelo também fiscal de tributos Adilson Garcia Rubio. Segundo Taques, Miorin saiu da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) para atuar com mais foco no Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira).

Fonte: Laíse Lucatelli - Redação Olhar Direto