CADEIA PRODUTIVA - Governo entrega resfriadores de leite para 24 municípios

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), vai entregar 88 resfriadores de leite para 24 municípios do estado. A entrega será nesta quarta-feira (03.06), às 08h, na Central de Comercialização da Agricultura Familiar,em Várzea Grande. 

O objetivo é aumentar os índices de produção e a qualidade do leite produzido por cooperativas e pequenos produtores familiares. Os equipamentos foram adquiridos por meio do Convênio n 757609/2011 com o Ministério da Integração Nacional e tem capacidade de resfriar até mil litros de leite. 

“Iremos beneficiar as comunidades do interior, através de termo de cessão de uso para que as prefeituras auxiliem essencialmente os agricultores da pequena pecuária leiteira e agricultores familiares, em especial as associações e cooperativas”, disse o titular da Seaf, Suelme Fernandes. De acordo com Suelme, o Estado vai exigir uma contrapartida da prefeitura beneficiada, que é a construção de uma base física para melhor funcionamento, higienização e abrigo do equipamento. 

A entrega dos equipamentos fortalece o Programa Mato-grossense de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite, que tem como diretrizes modernizar os processos de industrialização, diversificação dos produtos da cadeia do leite e obter maior qualidade do leite produzido em Mato Grosso. 

Segundo o coordenador do Programa, Carlos Dorilêo, os resfriadores diminuirão a sazonalidade na produção de leite no período das chuvas e das secas, proporcionando a profissionalização, principalmente dos pequenos produtores. 

Durante o evento desta quarta (03), também haverá exposição de produtos da agricultura familiar dos produtores da baixada cuiabana e também um ‘café da roça’ com produtos láctos como leite, queijo e iogurte disponibilizados pela cooperativa de leite Lacbom. 

Os municípios foram selecionados de acordo com a demanda e potencialidade de produção do leite dos pequenos produtores do Estado. Serão contemplados Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Campinápolis, Castanheira, Cotriguaçu, Aripuanã, Guarantã do Norte, Jauru, Juruena, Mirassol D’Oeste, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Xavantina, Novo Mundo, Paranaíta, Pontal do Araguaia, Ribeirão Cascalheira, São José do Povo, Poxoréu, Terra Nova do Norte, Tabaporã, Várzea Grande e Vila Bela de Santíssima Trindade.

HENRIQUE PIMENTA
Assessoria/Seaf-MT