CIDADANIA - Unidade do Procon instalada na AL completa três meses de atendimento

Desde a inauguração, o órgão vem alcançando a média de 60 atendimentos solucionados por mês. Com a ampliação da divulgação dos serviços oferecidos, esse número pode ser triplicado

A unidade de atendimento da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT), instalada na Assembleia Legislativa, completa rá três meses de atuação amanhã (23/6). A instalação do órgão surgiu após a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a AL e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, a partir de indicação apresentada pelo presidente da Casa, deputado Guilherme Maluf (PSDB).

O ouvidor-geral da AL, Benedito Pinto, avaliou positivamente a atuação do posto local do Procon e vê a possibilidade de aumento da demanda pelos serviços oferecidos. Segundo ele, desde a inauguração, o órgão vem alcançando a média de 60 atendimentos solucionados por mês. “A ampliação da divulgação dos trabalhos do Procon, principalmente através da nova Rádio AL, pode até triplicar o número de atendimento nos próximos meses”, considerou.

De acordo com dados da Ouvidoria-Geral, o maior número de reclamações diz respeito aos serviços prestados pelas concessionárias de água e energia elétrica e há também queixas sobre produtos adquiridos no comércio local. Quase a totalidade das pessoas atendidas pelo Procon pertence ao público externo à AL. No entanto, segundo o ouvidor-geral, a tendência é que se aumente também a procura por pessoas que trabalham na Casa.

O publicitário Fabiano Cavalcanti Albuquerque é um dos servidores que já foram atendidos pelo Procon. Ele procurou o órgão para contestar valores cobrados indevidamente por uma empresa de telefonia móvel. “O atendimento foi ágil e eficiente. É muito bom poder contar com um posto do Procon no local de trabalho”, destacou.

O Procon-MT tem como missão formular e implantar políticas públicas voltadas para a proteção e defesa do consumidor, com ênfase na educação para o consumo, visando à melhoria da qualidade de vida do cidadão. A unidade de atendimento da AL, localizada no Espaço Cidadania, saguão principal, está aberta para atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.

Fonte: EDELSON SANTANA - Secretaria de Comunicação