TRADIÇÃO - Governador recebe festeiros de São Benedito

O governador Pedro Taques e a primeira-dama Samira Martins, receberam nesta sexta-feira (19.06), no Palácio Paiaguás, os festeiros com a bandeira e coroa da Festa de São Benedito, considerada a maior festa religiosa de Mato Grosso. São esperadas 10 mil pessoas por dia na edição deste ano. 

Os festeiros foram recebidos na sede do governo estadual por Samira Martins, que conduziu a procissão até o gabinete de Taques. Aos presentes, o governador ressaltou a alegria em poder recebê-los e destacou que em sua gestão o Palácio estará de portas abertas as festas que exaltam a cultura do povo mato-grossense.

“Os festeiros de São Benedito são a representação da religiosidade e da cultura do povo mato-grossense. Os governadores, por tradição, recebem aqui no Palácio e no próximo sábado (27.06) vamos oferecer um tradicional chá com bolo”, disse. 

A rainha da festa, Maria Marly de Souza, agradeceu ao governador pela recepção e pela valorização da cultura de Mato Grosso. “O senhor é diferente, nós vemos nas festas religiosas. Temos que agradecer por ter um governador que é acessível”, afirmou. 

A Festa de São Benedito surgiu, oficialmente, em 1897. Porém a apenas famílias abastadas tinham a oportunidade de participar, isso porque elas mantinham a igreja e, consequentemente, a festa. 

Entretanto, foram os escravos que deram início as homenagens ao santo com festas e oferendas. Então, desde o ano de 1721, os negros tinham São Benedito como símbolo de luta e fé. 

Até hoje não se sabe o motivo das comemorações se darem no mês julho, tendo em vista que o nascimento do santo foi no dia 05 de outubro e sua morte no dia 04 de abril. O ponto alto da festa é sempre o primeiro domingo do mês de julho. 

Outra curiosidade é que a partir do ano de 1922 e até 1944, a festa, até então realizada na igreja, passou a ser na residência dos festeiros ou em casarões antigos da Capital. Já em 1945, com a transformação da igreja de Nossa Senhora do Rosário - onde fica a imagem do santo - em Paróquias do Rosário e de São Benedito, o Largo do Rosário voltou a ser palco dos festejos. 

Os recursos obtidos com a festa ajudam a Paróquia a manter uma escola de ensino fundamental no bairro Planalto, em Cuiabá. Além disso, o dinheiro ainda banca uma escola para deficientes e mais duas creches na cidade. 

A festa de 2015 tem como festeiros titulares: Jolinei da Cruz (rei); Maria Marly de Souza (rainha) ; Milton Jorge Faria (capitão de mastro); Benedito de Siqueira (juiz da vara); Katia da Silva (juíza da vara); Nicolas Silva (juizinho da ramalhete); Thaynanda Serra (juizinha de ramalhete) 

Os festeiros promessários são: Benedito Paulo de Campos (rei); Tereza Silva (rainha); Enir Moreira (rainha); Damiana Lopez (juíza da vara); Jane Jaudy (juíza da vara); Brunna Pedroso (juizinha de rama).

THIAGO ANDRADE
Redação/Gcom-MT