NA VENEZUELA - Senador Medeiros é alvo de Chavistas

O mato-grossense participava da comitiva brasileira que visitaria opositores na Venezuela e foi impedida por manifestantes pró-governo

A visita oficial de uma comitiva de senadores do Brasil, entre eles o mato-grossense José Medeiros (PPS), foi impedida de chegar aos compromissos marcados com autoridades venezuelanas da oposição, por manifestantes pró-governo Nicolás Maduro. 

O cerco à comitiva brasileira levou a presidente Dilma Rousseff a convocar o ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira para prestar esclarecimentos e cobrar uma posição oficial do governo da Venezuela. 

Mauro Vieira também foi acionado pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, ambos do PMDB. 

Vivendo em plena crise econômica e com repercussões no Brasil por causa da relação bilateral entre ambos os países, senadores liderados pelo presidente da Comissão de Relações Internacionais, senador Aloisio Nunes (PSDB/SP), foram à Venezuela para se reunir com líderes da oposição que estariam sendo perseguidos pelo governo do presidente Nicolás Maduro que era vice-presidente de Hugo Chaves, falecido em março de 2013. 

José Medeiros, líder do PPS, considerou um absurdo o tratamento dispensado à comitiva oficial do Brasil que é um dos países que mais incentivos e recursos públicos oferece à Venezuela. 

“Nesse momento estamos todos bem. O perigo já passou. Estamos no aeroporto dando uma coletiva à imprensa. Fomos sitiados por manifestantes venezuelanos. Ficamos presos. Sequer tivemos apoio da Embaixada Brasileira. Um total desrespeito, não conosco senadores, mas com o Brasil”, disse o senador através de nota oficial emitida por sua assessoria. 

Mais tarde por telefone, já no caminho de volta, José Medeiros disse que a relação bilateral entre dois países vizinhos pressupõe que a nação amiga siga os mesmos ditames internacionais da boa relação humana, de democracia mútua, de respeito à liberdade de imprensa e principalmente aos pactos assinados exigem um tratamento digno não para as autoridades, mas para aqueles que representam o Brasil, uma Nação amiga. 

“O governo venezuelano, simplesmente, parou o trânsito de toda uma cidade, prejudicando a população para que a delegação brasileira não pudesse cumprir sua missão democrática e diplomática. Colocaram somente seis policiais para nos proteger dos manifestantes. O Senado da República vai convocar o embaixador brasileiro na Venezuela para dar explicações de toda essa situação de abandono a nós, senadores, e de cumplicidade com o governo venezuelano”. 

José Medeiros disse que iria propor aos demais senadores Aécio Neves, Aloisio Nunes, Ronaldo Caiado, Agripino Maia, Sérgio Petecão, Ricardo Ferraço e Caio Cunha Lima a possibilidade do Senado da República se manifestar oficialmente perante a ONU – Organização das Nações Unidas para que a mesma apresentasse sanção à Venezuela por desrespeito às Convenções Internacionais. Por volta das 18h30 (horário de Mato Grosso), a comitiva decidiu voltar ao Brasil. 

Fonte: MARCOS LEMOS
Da Reportagem Diário de Cuiabá