VÁRZEA GRANDE - Taques anuncia Programa Pró-Estradas

Os recursos para o programa que beneficiará os 141 municípios estão sendo conversados em várias instâncias bancárias e dentro do governo federal 

O governo do Estado prepara um novo programa nos moldes do Pró-Estradas para atender as demandas dos 141 municípios quanto a ruas e avenidas. A ideia é colocar R$ 1,5 bilhão em recursos próprios e mais R$ 500 milhões de contrapartida dos Municípios para contemplar a todos. 

O escopo da proposta que está sendo capitaneada pelo vice-governador, Carlos Fávaro, foi colocada pelo governador Pedro Taques (PDT) para a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), que juntamente com o vice, Arilson Arruda, 8 vereadores, secretários municipais e o ex-senador Jaime Campos discutiram ações proativas para ser colocada em prática no segundo maior município de Mato Grosso que se encontra mergulhado numa profunda crise política, econômica e financeira. 

O chefe do Executivo Estadual lembrou que na mesma proporção que procura auxiliar os demais municípios de Mato Grosso vai sim ajudar Várzea Grande que centralizou suas principais reivindicações nas áreas de saúde, segurança, educação e de infraestrutura, principalmente a questão de pavimentação de ruas e avenidas e a recuperação daquelas já em estado crítico. 

“Nos últimos dois dias estivemos em Sinop (500 km de Cuiabá) entregando ações essenciais como UTIs infantis, pavimentação de rodovias, obras em unidades escolares para minimizar a situação difícil que as cidades e a população passam por ausência de políticas públicas”, lembrou Pedro Taques.

O governador sinalizou que nos próximos dias em Várzea Grande para lançar um pacote de ações e medidas, sendo que espera poder lançar ali o programa de pavimentação de ruas e avenidas em todos os municípios de Mato Grosso.

Os recursos para o programa estão sendo conversados em várias instâncias bancárias e dentro do governo federal, sinalizando que parte dos mesmos poderá vir de emendas parlamentares que na atualidade são em parte impositivas, ou seja, o governo federal terá que executá-las no orçamento de 2015. 

“Preocupa-me muito a questão da saúde e da segurança, principalmente quando vejo que Várzea Grande que tem muito mais habitantes, receber menos recursos que outras cidades e isto não é uma questão de que lá merece mais do que outros, é uma questão de proporcionalidade, ou seja, onde existe mais pessoas pela lógica tem que ter mais recursos”, explicou o governador. 

Taques prometeu reforçar ainda a política de segurança, justamente por estar Várzea Grande ao lado de Cuiabá, o que exige maiores esforços e investimentos e sinalizou empenho e dedicação para atender aos pleitos da prefeita Lucimar Campos, dos vereadores e dos moradores que como muitos votaram nele para governador e merecem seu respeito, dedicação e trabalho. 

“Estamos prontos para unir esforços ao governador Pedro Taques para transformar a vida do sofrido povo de Várzea Grande que foi durante os últimos anos maltratado por aqueles que conquistaram os votos. mas não retribuíram”, disse a prefeita Lucimar Campos. 

MARCOS LEMOS
Da Reportagem Diário de Cuiabá