Após crise, Riva tem alta e se recupera em casa

O ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD) pode ser remetido a um procedimento cirúrgico para extração de um cálculo renal. O social-democrata deixou o hospital na noite desta terça-feira (14) após passar o dia em observação. 

Antes de partir para a cirurgia, entretanto, os médicos optaram por receitar uma medicação na tentativa de expelir as pedras. 

Riva foi internado de madrugada com fortes dores abdominais. 

Por conta disso, não pode comparecer às audiências de instrução e julgamento na 7ª Vara Criminal de Cuiabá. 

A juíza Selma Rosane de Arruda redesignou o dia 29 de setembro como nova data. 

As audiências são referentes a dois processos penais distintos. O primeiro é referente a desdobramentos da “Operação Arca de Noé”, deflagrada pela Polícia Federal no ano de 2002, na qual ele é acusado de lavagem de dinheiro e peculato por 46 vezes. 

Riva teria emitido 43 cheques a empresas fantasmas para simular operações financeiras no âmbito da Assembleia Legislativa. Os valores foram trocados nas factorings do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro. 

O segundo processo, por sua vez, trata-se de um esquema que teria desviado cerca de R$ 2 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa. Além do ex-presidente da Assembleia, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Humberto Bosaipo também figura como réu. Ambos são acusados de peculato e lavagem de dinheiro. 

De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), eles agiram em conluio no sentido de constituir, de forma fraudulenta, a empresa ED-Maluco Reparos e Serviços Ltda, para forjar operações com o Legislativo Estadual no valor de R$ 1,9 milhão. 

KAMILA ARRUDA
Da Reportagem Diário de Cuiabá