SEGURANÇA PÚBLICA - Polícia recebe mais 115 viaturas

O fortalecimento das estruturas de segurança faz parte do programa Transforma Mato Grosso

O governador Pedro Taques anunciou na tarde de ontem que 37 municípios do interior de Mato Grosso serão contemplados com 50 novas viaturas da Polícia Militar, para ajudar o efetivo no combate à violência. Até o final desta semana, um total de 115 viaturas serão colocadas à disposição da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). 

O fortalecimento das estruturas de segurança faz parte do programa Transforma Mato Grosso, um conjunto de três mil ações integradas dentro de todas as áreas de atuação do governo, que serão desenvolvidas até o final deste ano. 

No total, o programa prevê que 300 caminhonetes e 100 motos serão entregues à Sesp. Taques explicou que cada um dos 141 municípios deve receber pelo menos um novo veículo da Polícia Militar. “Mais 200 viaturas serão entregues nos próximos 50 dias, todas com padrão internacional”, complementou. 

A padronização internacional, conforme o governador, já vinha acontecendo desde o começo do mandato. Trata-se de um padrão igualitário, evitando a logomarca da gestão e outros “enfeites” que não remetem ao Estado. 

Até o governo passado, era comum encontrar desde as fardas até os veículos oficiais, logos e imagens referentes à gestão em questão. A ideia é que daqui a 10, 20 anos, o padrão seja estabelecido e ninguém fique em dúvida sobre de que força de segurança se trata. 

Até o momento, os veículos foram anunciados para 37 municípios do interior, entre eles, Fiqueirópolis D’Oeste, Nobres, Denise, Glória D’Oeste, entre outros.

“Na campanha disse que não deixaria nenhum município para trás; por isso, vamos começar com a distribuição pelas cidades menores, levando em consideração o número da população e o índice de criminalidade. São critérios técnicos de interiorização da segurança”, explicou Taques. 

Municípios de porte médio e grande, vão receber em até 55 dias outras unidades dos veículos, entre eles, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. 

PRIORIDADE – O governador deixou claro que a Segurança Pública é um dos pontos de prioridades de sua gestão. Por isso, o Estado será dividido em 15 Regiões Integradas de Segurança, trabalhando de forma intensa as ações e operações. 

Além disso, a intenção é garantir mais 2.600 policiais até dezembro deste ano. Já está sendo preparado o editar de contratação de 130 delegados por meio de um concurso público. 

Mais 300 servidores também serão contratados para atender a demanda, possibilitando agilidade nas investigações e policiamento ostensivo. Foram adquiridos ainda 150 fuzis, 50 submetralhadoras modelo HK, 630 pistolas e 3 mil coletes à prova de balas.

Fonte: YURI RAMIRES
Da Reportagem Diário de Cuiabá