DIÁLOGO - Taques discute demandas com prefeitos quatro cidades

Com uma gestão voltada para o diálogo com os municípios, o governador Pedro Taques se reuniu nesta terça-feira (07.07) com prefeitos de quatro cidades para ouvir demandas e estreitar relações com as regiões do Estado. O prefeito de Jaciara, Ademir Gaspar de Lima, recebeu a confirmação de Taques que a segunda parcela para as obras de iluminação pública e pavimentação urbana será liberada este ano. O valor investido neste projeto de melhoria das principais avenidas da cidade é de R$ 1 milhão e está sendo executado pelo governo do estado em parceria com a prefeitura do município. 

Outro projeto discutido na reunião foi o de captação, tratamento e distribuição de água de Jaciara, que está sob análise da Secretaria Estadual de Cidades (Secid-MT). As obras já têm R$ 7 milhões em financiamento aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). “Jaciara é um dos municípios mais promissores no turismo, mas tem um problema grande na captação e distribuição de água. Sentimos uma sensibilização do governo do estado para liberar este projeto importante que resolverá esta questão. Saio bastante satisfeito da reunião”, afirmou o prefeito. 

O encontro também contou com a presença do prefeito Alexandre Russi, de São Pedro da Cipa, que apresentou demandas relacionadas a pavimentação, drenagem e construção de poços artesianos. Alexandre elogiou a atitude de Taques na preocupação em atender os municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). “O governo está no caminho certo ao demonstrar interesse em fazer programas que atendem a população que mais necessita. Protocolamos todas nossas necessidades e apresentamos ao governador para vermos as prioridades e conseguir sanar alguns destes problemas”. 

O deputado estadual Max Joel Russi, que intermediou a reunião, elogiou a atitude democrática do governo estadual ao atender todos os municípios. “O governador falou que irá fazer um programa analisando o IDH dos municípios. É importante ter um governo que traz oportunidade a todos os municípios, com melhorias de emprego, educação, lazer. Mato grosso tem que olhar de forma diferente as cidades que tem mais dificuldades e o governo do estado tem dado todo o apoio a estas regiões mais precárias”, avaliou. 

O prefeito de Pontes e Lacerda, Donizete Barbosa do Nascimento, que também se reuniu com Taques para discutir necessidades básicas como saúde, educação, infraestrutura e segurança, comemorou as conquistas que o município conseguiu nestes seis meses de gestão, obtidas principalmente com os repasses regulares do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). “Com estes recursos nós já arrumamos estradas e adquirimos maquinários. Estou muito otimista com este governo e tenho certeza que muitos avanços ainda virão. Os investimentos feitos com o repasse do Fethab estão fazendo a diferença para a vida da população do nosso município”. 

A outra reunião desta terça-feira, entre o governador e o prefeito de Tapurah, Luiz Eickhoff, teve como pauta principal a pavimentação da MT-338. O prefeito pediu a inclusão no programa Pró-Estradas o trecho de 16 quilômetros da rodovia que liga Tapurah e Itanhangá. Também foi solicitado o apoio do governador para a realização de convênio entre o Estado e o Hospital Municipal e a reforma da Escola Estadual Cândido Portinari. “O Fethab tem ajudado muito. Tem ainda as viaturas policiais e o aumento do efetivo que beneficiará o estado todo, garantindo mais segurança. Percebemos na questão da educação a determinação de atender todos os municípios”, avaliou o prefeito que afirmou ainda que Taques analisou de forma positiva todos os pontos discutidos.

RENATA PRATA
Redação/Gcom-MT