VÁRZEA GRANDE - Prefeitura investiga compra de remédios

Um Processo Administrativo Interno da Prefeitura de Várzea Grande vai investigar a perda de quase 400 mil remédios armazenados no Centro de Abastecimento e Distribuição de Medicamentos (Cadim) do município. Os medicamentos foram adquiridos entre 2012 e 2014. 

Conforme a prefeitura, além dos medicamentos, insumos hospitalares também foram encontrados com a validade ultrapassada. Um relatório apontou que os remédios teriam sido adquiridos em grandes quantidades, sem uma noção sobre a demanda que iria utilizá-los. 

Com o relatório pronto, o município encaminhará a demanda ao Ministério Público Estadual (MPE) para tomar as devidas providências. 

Na terça-feira (14), o ex-prefeito Wallace Guimarães conversou com o Diário e disse que em sua gestão não houve o desperdício dessa quantidade de remédio, conforme a denúncia. Ele ainda lembrou, que quando assumiu a prefeitura, em 2013, tomou conhecimento de que já havia produtos vencidos e, por isso, abriu o processo legal para realizar uma incineração. 

Ainda não há uma estimativa do prejuízo que a situação gerou aos cofres públicos, no entanto, o secretário municipal de Saúde, Cassius Clays de Azevedo, afirmou que a situação mostra uma falta de planejamento e irresponsabilidade. 

“O valor do prejuízo ainda não foi contabilizado, porém, a situação encontrada é desoladora. A perda do alto quantitativo gera prejuízo social e econômico. Os levantamentos feitos por nossas equipes também apontam compras em grande quantidade próximas da data de vencimento, impossível de serem consumidos”, disse. 

Segundo o secretário, essa segunda situação está gerando ainda mais o aumento do número de medicamentos vencidos. 

Para evitar que a população sofra com a situação, uma força tarefa foi montada. Medicamentos que estão com o prazo de validade próximo, serão doados e outros, trocados entre as secretarias municipais do Estado para tentar minimizar a perda social. 

“O desperdício de medicamentos ocasionou desabastecimento na Central. A secretaria abriu novos processos licitatórios para aquisição de medicamentos acordados com as necessidades das Unidades de Saúde e dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, finalizou. 

De acordo com o município, entre os insumos vencidos estão: Agulha para coleta de sangue a vácuo, Alfaporactanto, Bicarbonato de Sódio, Sonda para nutrição enteral, Prednisona, Sulfato de Gentamicina e outros. (YR) 

Fonte: Reportagem Diário de Cuiabá