Viaduto da Sefaz vai passar por testes de carga na quarta-feira

Inaugurado em fevereiro de 2014, o viaduto foi interditado após seis meses devido a problemas estruturais verificados pelo próprio consórcio construtor. Os reparos são realizados sem custo para o governo estadual.

Serão realizados nesta quarta-feira (22.07) os testes de carga no viaduto Jamil Boutros Nadaf (Viaduto da Sefaz), em Cuiabá. O trabalho, que será desenvolvido de madrugada, a partir de 1h30, será executado pela empresa LSE – Laboratórios de Sistemas Estruturais. Chamado de ensaios de carga, o serviço tem objetivo de verificar a capacidade de carga das fundações e estruturas da construção. O elevado também já conta com liberação para a execução dos testes.

Inaugurado em fevereiro de 2014, o viaduto da Sefaz precisou ser interditado após seis meses devido a problemas estruturais verificados pelo próprio consórcio construtor. As obras de reparos foram iniciadas em fevereiro deste ano, sem qualquer custo para o governo estadual. O viaduto, que fica localizado na avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), faz parte do complexo de obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

De acordo com a LSE, para a realização dos testes será utilizado um caminhão com carga de aproximadamente 45 toneladas, que trafegará pelo elevado. Ainda serão instalados sensores no veículo e na estrutura do viaduto. Todo o trabalho será desenvolvido durante a madrugada para não interferir no tráfego de veículos e também para a segurança da população.

O relatório final dos ensaios deve ser entregue até o dia 29 de julho para a Secretaria de Estado das Cidades (Secid). “Com base nos resultados, o governo irá realizar a liberação do viaduto para a população com a qualidade que este deve ter”, afirmou Eduardo Chiletto, secretário de Cidades do Governo Estadual.

Reparos

Iniciados no dia 14 de fevereiro, os reparos realizados no viaduto da Sefaz contaram com reforço na fundação, escavações, concretagem em todos os pilares, além de reparos na parte superior do viaduto, onde está localizada a pista de tráfego de veículos. Também compreenderam os trabalhos, a recomposição do pavimento, guarda-rodas (balizadores de tráfego) e inserção de sinalização adequada. Ao todo, 15 etapas de serviços compreendem o trabalho de reparo.

Fonte: LISÂNIA GHISI - Assessoria/Secid