BEM AVALIADO - Agências de risco mantêm nota de MT

O governador Pedro Taques (PDT) comemorou a manutenção do Estado em nível de credibilidade financeira perante às agências internacionais

Diferente do Brasil, que vive momentos de instabilidade econômica e política, Mato Grosso manteve o rating de avaliação de sua situação financeira e seus créditos. Nos últimos anos, duas agências internacionais avaliaram as finanças estaduais - Standard & Poor´s e Moody´s - buscando mensurar a probabilidade de default (calote) de obrigações financeiras. 

“É uma demonstração muito importante de credibilidade em Mato Grosso. Uma sinalização de que estamos no caminho certo ao adotarmos medidas de contenção de despesas, de enxugamento nos gastos, de transparência total daquilo que é público e tenho convicção de que continuaremos neste mesmo patamar por vários e vários anos”, disse o governador Pedro Taques (PDT), que foi informado da avaliação pelos secretários de Planejamento, Marco Aurélio Marrafon, de Fazenda, Paulo Brustolin e de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo. 

Para o governador, as medidas adotadas desde sua posse são o grande diferencial do Estado para com o governo federal, que protelou a tomada de decisões saneadoras. “O que eles [governo federal] não fizeram, nós fizemos”, disse o governador de Mato Grosso. 

Mesmo sendo uma avaliação que mensurou os números do Balanço Financeiro até 31 de dezembro passado, a avaliação acabou levando em consideração as medidas de impacto adotadas pelo governo Taques para manter o equilíbrio das finanças estaduais, como os cortes de gastos, redução nas despesas, enxugamento nos contratos e auditagens. 

Uma das sinalizações positivas apontada é quanto à reestruturação do resíduo da dívida pública formalizada em 2012 junto ao Bank Of América e o Banco do Brasil no valor de US$ 500 milhões ou quase R$ 1 bilhão na época e que se não fosse honrado poderia rebaixar a nota de Mato Grosso, mesmo isto impondo pagamentos semestrais, além do recolhimento mensal. 

“A Standard & Poor´s é uma das mais importantes agências de risco do Mundo, então a opinião dela conta e muito para todo e qualquer tipo de operação de crédito, investimentos internacionais e credibilidade que é importante nesta relação mundial”, disse o secretário, Seneri Paludo. 

“Rating, ou classificação de risco, se refere ao mecanismo de classificação da qualidade de crédito, buscando mensurar a probabilidade de default de obrigações financeiras, ou seja, o não pagamento”, disse Paludo. 

Segundo o economista da Fundação Getúlio Vargas, Vivaldo Lopes, a manutenção do rating de Mato Grosso é um passo excelente e fundamental em época de dificuldades e instabilidade econômicas. 

“A meu ver, como as sinalizações de todas as consultorias mundiais são de uma retração no PIB de 2015 do Brasil em – 2%, puxado para baixo pelos números negativos da indústria, do comércio e de serviços e o agronegócio apontando para um crescimento de 3,9%, Mato Grosso que é essencialmente agropecuarista passou a colher os frutos desta situação, mantendo suas notas e créditos positivos e impedindo que o PIB do Brasil caísse quase 6%, um percentual demasiadamente grande”, explicou Vivaldo Lopes. 

Fonte: Marcos Lemos
Reportagem Diário de Cuiabá