PROJETO DE LEI - Matéria prevê distribuição de sacolas plásticas ecológicas em estádios e ginásios de MT

Os promotores de evento deverão realizar campanhas educativas e de conscientização a respeito da coleta e transporte do lixo produzido durante os eventos

Tramita na Assembleia Legislativa, projeto de lei de autoria do deputado Saturnino Masson (PSDB) que torna obrigatório, em Mato Grosso, a distribuição gratuita de sacolas plásticas oxibiodegradáveis (ecológicas) nos eventos em ginásios esportivos, estádios e arenas.

Os promotores de evento deverão realizar campanhas educativas e de conscientização aos usuários a respeito da coleta e transporte do lixo produzido durante os eventos. Cabe ainda aos organizadores manter postos de entrega desse lixo e fácil acesso aos consumidores, além de promover destinação adequada ao mesmo.

Para Saturnino, as campanhas educativas e de conscientização são importantes para que esses ambientes estejam sempre limpos. O parlamentar destaca o exemplo que os japoneses deixaram em Cuiabá, na Copa do Mundo de 2014. Eles recolheram o lixo produzido durante o jogo entre Japão e Colômbia, na Arena Pantanal.

"Precisamos dar exemplo nos estádios, ginásios e arenas. Recolher o lixo de forma voluntária e dar o destino correto pode ser uma das formas de ajudar a manter o local limpo. As campanhas de distribuição de sacolas plásticas biodegradáveis são alternativas que visam a limpeza imediata em locais com grande concentração de público, além de colaborar com a preservação do meio ambiente.

Sacolas ecológicas são aquelas feitas de material reciclável, retornável ou que se decompõem por biodegradação, tendo como resultado gás carbônico, água e biomassa ou ainda as fabricadas com bioplásticos ou biopolímeros de fontes renováveis, provenientes de cultura agrícola, não tóxicos, e que não contaminem o meio ambiente.

ROSANGELA MILLES/Assessoria de Gabinete