Saturnino faz indicação para implantação de uma unidade de hemodiálise em Juína

A instalação de um centro de hemodiálise no município vai oferecer mais dignidade aos moradores da região, minimizando as dificuldades, o desgaste emocional e diminuir a demanda nos polos regionais que hoje estão todos concentrados em Tangará

A indicação do deputado Saturnino Masson (PSDB) visa amenizar o cansaço e sofrimento dos pacientes da região Norte do Estado que necessitam deslocar-se à Cuiabá até três vezes por semana para realizar sessão de hemodiálise.

Juína tem hoje cerca de 40.000 habitantes, é cidade pólo, contando com as cidade circunvizinhas Colniza, Aripuanã, Rondolândia, Cotriguaçu, Juruena e Castanheira somam uma total de 120.000 habitantes e a menor distância dos municípios de Tangará é de 500 km, e até a capital é de aproximadamente 750 km. 

Para Saturnino, esta indicação apresentada em plenário,foi solicitada pela Câmara Municipal de Juína, por meio da vereadora Nadylei Soares Teixeira, na implantação de uma unidade de hemodiálise em Juína, seria de extrema importância, já que todos os pacientes com tal enfermidade precisam ir buscar ajuda tão longe. " Quem faz tratamento de hemodiálise já passa por um desgaste, imagina ter que fazer viagens tão longas", declarou o parlamentar.

A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatina e a uréia. 

É uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.

Em decorrência das limitações impostas pelo tratamento, a insuficiência renal crônica muitas vezes faz com que o paciente abandone o emprego, deixe de ser o responsável pelo sustento da família, reduz suas atividades sociais e chega ao extremo de abandonar sua cidade para procurar terapia nos locais que dispõe de uma infraestrutura adequada para tratamento.

"A implantação de um centro de hemodiálise no município vai oferecer mais dignidade aos moradores da região, minimizando as dificuldades, o desgaste emocional e diminui a demanda nos polos regionais que hoje estão todos concentrados em Tangará", afirmou o parlamentar.

ROSANGELA MILLES/Assessoria de Gabinete