Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer lança o prêmio Grafite MT

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e o Conselho Estadual de Cultura (CEC) lança, nesta terça-feira (04.08) o Prêmio Grafite MT para fomentar a produção da arte do grafite no Estado, ampliar o espaço de atuação cultural da arte urbana e incentivar o desenvolvimento e formação artística de grafiteiros de todas as regiões. Ao todo serão selecionados 15 projetos de pintura artística em grafite, de tema livre, sendo oito destinados aos artistas do interior. Os projetos serão beneficiados com auxílio financeiro de R$ 6 mil, cada. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 04 de setembro. 

“É uma iniciativa pioneira em que o Estado reconhece o grafite como arte e valoriza a atuação do grafiteiros no enriquecimento da paisagem urbana. O resultado desta ação de fomento enriquecerá diretamente o cotidiano das comunidades”, afirma o secretário Leandro Carvalho. 

Podem participar artistas mato-grossenses, que residam no Estado há pelo menos dois anos e não há idade mínima para concorrer ao certame. O projeto deve ser apresentado em meio digital (DVD ou pen drive), em extensão do arquivo JPG ou PDF, tamanho máximo 4MB, largura mínima da imagem 1200 pixels, ou em papel A4 impresso e colorido. Vale ressaltar que serão aceitos somente projetos artísticos inéditos. 

Os projetos selecionados deverão ser executados em área mínima de 10m², podendo ser desmembrados em, no máximo, dois painéis. Cada artista poderá apresentar, na mesma inscrição, até três projetos artísticos, sendo que apenas um deles poderá ser selecionado. 

Além do currículo, o proponente deve apresentar, no ato da inscrição, fotos e endereço do local onde o projeto de grafite será desenvolvido, bem como um documento do proprietário do imóvel, seja ele público ou privado, autorizando a realização da pintura. 

Os trabalhos inscritos serão avaliados inicialmente por uma Comissão de Habilitação e, em seguida, pela Comissão de Avaliação Técnica, formada por especialistas em artes visuais com experiência reconhecida e notória atuação profissional, que fará a seleção dos projetos por mérito artístico. 

As inscrições devem ser feitas por correio ou diretamente na Secel-MT, sediada na avenida José de Figueiredo, 510, em Cuiabá, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. O resultado final será divulgado no dia 23 de outubro deste ano. Todas as informações estão contidas no Edital publicado no Diário Oficial de Mato Grosso e também podem ser obtidas pelos telefones (65) 3613-0207 e 3613-0231 ou via e-mail [email protected]

Fonte: ANGÉLICA MORAES
Assessoria/Secel-MT