ESTRADAS - União autoriza empréstimo de R$ 720 mi

Serão R$ 450 milhões para obras de pontes de concreto e R$ 270 milhões para restauração de rodovias estaduais ainda neste ano

A notícia da sanção presidencial da Lei 13.166/2015 que legalizou os recursos do FEX no valor de R$ 1,950 bilhão para todos Estados, municípios e Distrito Federal, dos quais R$ 395 milhões são de Mato Grosso, veio acompanhada de outra boa notícia dada ao governador Pedro Taques (PSDB) e ao senador Blairo Maggi (PR), pelo ministro Joaquim Levy. Trata-se da autorização para ainda este ano do pedido de empréstimo de R$ 720 milhões para os programas Pró-Concreto e Pró-Restauro. 

Esses valores são divididos em R$ 450 milhões para obras de pontes de concreto e R$ 270 milhões para restauração de rodovias estaduais e está atrelado a outro empréstimo, o Pró-Estrada, antigo MT Integrado no valor de R$ 1,5 bilhão e que se encontra em execução, restando pouco mais de R$ 800 milhões para ser executado, sendo que neste ano já foram liberados R$ 233 milhões pelo BNDES para a Secretaria de Infraestrutura e Logística, a primeira liberação do governo federal para o governo Pedro Taques. 

“Estou muito otimista com a concretização deste importante empréstimo que vai assegurar mais obras para o desenvolvimento de Mato Grosso e para a população”, disse o governador Pedro Taques lembrando que as obras das pontes são essenciais por causa do escoamento da safra agrícola. 

Para o senador Blairo Maggi, as sinalizações do ministro da Fazenda, Joaquim Levy foram muito positivas, além do fato da economia já estar dando demonstrações de recuperação, o que facilita em muito a situação de Mato Grosso. 

“Sou favorável a um tratamento diferenciado para Mato Grosso, por causa do agronegócio que tem equilibrado a Balança Comercial do Brasil. Não que os demais Estados e municípios do país não tenham que ser contemplados pelo governo federal, mas é preciso definir prioridades aonde se gera emprego e renda”, disse Blairo Maggi para quem o governo federal precisa ser um facilitador para Estados e municípios que ainda tem capacidade de endividamento. 

O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, lembrou que as dimensões territoriais de Mato Grosso exigem pesados investimentos na logística de transporte que ainda prioriza as rodovias com pouca incidência em hidrovia e ferrovia. 

“Temos mais de 30 mil km de rodovias para serem pavimentadas, além de cerca de 9 mil km que precisam de conservação e manutenção, por isso a determinação do governador Pedro Taques de que as obras devem ter qualidade superior para ampliar a durabilidade das mesmas diante do peso da safra agrícola”, ponderou Marcelo Duarte. 

Para o secretário a concretização do empréstimo, que já está consignado junto ao Banco do Brasil, vai possibilidade que o Estado coloque em prática obras de cerca de 300 pontes e a recuperação das rodovias já pavimentadas e com o tempo de validade vencido. 

“Fora isto, palavra de ordem no governo de Mato Grosso, é qualidade nas obras, transparência e lisura e a exigência da garantia quinquenal de cinco anos para todas as obras, ou seja, quem fizer terá que manter a mesma sem custo para o Estado”, explicou Marcelo Duarte.

MARCOS LEMOS
Da Reportagem Diário de Cuiabá