TRÂNSITO - Expediente no Centro Político vai ser alterado em novembro

A medida visa a melhorar o fluxo do trânsito na região onde funcionam vários órgãos públicos, uma das mais conflitantes no horário de pico

A partir de novembro, órgãos públicos do Poder Executivo estadual situados dentro do Centro Político Administrativo (CPA) terão um novo horário de expediente. A medida visa a melhorar o fluxo de trânsito na região, uma das mais conflitantes no horário de pico. 

Em razão da ampliação do número de órgãos e autarquia dentro do CPA nos últimos anos, houve um grande aumento no fluxo de veículos, o que, em certos dias, acaba provocando congestionamentos. 

Trata-se da segunda medida implantada para melhorar o trânsito na região nos últimos anos. No período mais intenso das obras da Copa, algumas secretarias chegaram a funcionar somente no período da tarde. Com o fim das obras, o expediente voltou ao normal. 

As novas medidas estão incluídas no chamado “Programa Zona Azul CPA”, cujo objetivo é criar alternativas para a mobilidade urbana no denominado Pólo Gerador de Tráfego do CPA (PG) e, em consequência, trazer melhorias e bem estar aos servidores. 

Em alguns órgãos o horário de expediente vai começar às 7h30 e terminar a as 17h30, enquanto em outros começará às 8h30, indo até às 18h30. 

Como os servidores dos demais poderes terão seus horários de expediente mantidos, haverá no CPA três fluxos de entrada e saída, o que vai permitir desafogar o trânsito. 

As secretárias de Cidades, Infraestrutura, Educação, Meio Ambiente, Fazenda e Saúde terão seus expedientes iniciados a partir das 7h30, terminando às 17h30. Em todos os outros órgãos - que sejam do Executivo e estejam dentro do CPA -, o horário de trabalho passará a ser das 8h30 às 18h30. 

O decreto com as mudanças também anuncia que o governo está preparando o envio para a Assembleia do projeto de Lei no qual estabelece setembro como o mês da Mobilidade Urbana Sustentável, cujo objetivo é promover a mobilização e cooperação do poder público e sociedade no desempenho de atividades, ações e campanhas voltadas à priorização do pedestre e ao incentivo do uso de transporte de meios não motorizados ou alimentados por fontes renováveis de energia. 

As mudanças foram pensadas por técnicos da Secretaria Estadual de Cidades, a quem o governador Pedro Taques confiou o desenvolvimento de políticas de mobilidade urbana. 

O decreto foi assinado pelo governador Pedro Taques no último dia 16 e, conforme o texto, entrará em vigor 15 dias após sua publicação. Como haverá um feriado prolongado entre o fim de outubro e o começo de novembro – em razão do dia do servidor público e Finados -, as medidas passarão a valer a partir de 3 novembro. 

Reportagem Diário de Cuiabá