Em aula inaugural, Mauro Mendes enaltece ganho real de 14,5% dado para os servidores da educação de Cuiabá

Mauro Mendes lembrou aos servidores que sempre pagou o salário até o último dia de cada mês

O prefeito Mauro Mendes (PSB) aproveitou as presenças dos vereadores Adevair Cabral (PDT) e Leonardo Oliveira (PTB) durante a aula inaugural para técnicos da rede municipal de Educação, realizada no auditório do Hotel Fazenda, nesta sexta-feira (29), para solicitar que a Câmara de Cuiabá aprove em fevereiro os 2,3% para totalizar os 14% de aumento real para os profissionais do ensino. “É o que podemos fazer! Apertamos o cinto e fizemos cortes, para isso [conceder ganho real de salário]”, disse Mendes, aplaudido por quase 1,5 mil técnicos da Secretaria Municipal de Educação.

A prefeitura vai conceder o aumento de 2,3% de ganho real aos profissionais da educação, em compromisso firmado à época da campanha eleitoral, com o Sindicato dos Trabalhadores da Rede de Ensino Público (Sintep/Cuiabá). “Concedemos mais de três mil licenças prêmios, em três anos; enquanto na gestão anterior foram duas mil licenças prêmios em oito anos. Priorizamos os salário em dia. Janeiro foi pago ontem [28] e temos cumprido a data de último dia de cada mês”, emendou o chefe do Poder Executivo, para a reportagem do Olhar Direto, ao lado dos parlamentares.

A Prefeitura já havia concedido reposição de 9,31%, pagos aos profissionais da educação a partir da folha de julho de 2015. Desde 2013, a Prefeitura de Cuiabá já concedeu aos profissionais da educação, entre reposição das perdas inflacionárias e ganho real, 34,58%, sendo 22,34% de reposição e mais 12,24% de ganho real. Com esse reajuste de 2,3%, somente na administração Mauro Mendes, a Prefeitura concretiza ganho real de 14,54%.

Mauro Mendes agradeceu à Secretaria Municipal de Educação por permitir que converse com os servidores da pasta. Para que fosse possível, o secretário municipal de Educação, Gilberto Gomes Figueiredo, mandou dividir as aulas inaugurais em três datas, no Hotel Fazenda: dias 29 e 30 de janeiro e 1° de fevereiro. 

O principal evento está marcado para a manhã de segunda-feira (1), quando Mendes deve receber o governador José Pedro Taques (PSDB), seu principal aliado, em aula inaugural para os mais de quatro mil professores da rede municipal. O tema da Aula inaugural é “Aprendizagem/transformação: caminhos para a Educação”.

O início do ano letivo para os 50 mil alunos da rede municipal (escolas, creches centros municipais de educação infantil) será na próxima terça-feira, dia 2 de fevereiro, quando todos voltam para a sala de aula. E o ano de 2016 terá carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos, com o término em 16 de dezembro. As férias escolares e o recesso nos CMEIs ocorrerão de 8 a 22 de julho, totalizando 15 dias. Já o recesso nas creches será entre os dias 18 e 22 de julho.

Fonte: Ronaldo Pacheco - Redação Olhar Direto