Valtenir Pereira ingressa no PMDB para ser candidato a prefeito de Cuiabá; Emanuel também deve filiar

Carlos Bezerra avisa que Valtenir Pereira chega ao PMDB na condição de candidato à Prefeitura de Cuiabá

O PMDB vai ter candidato próprio na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, em 2016: o deputado federal Valtenir Pereira (PMB) se filia ao Partido de Ulysses Guimarães no início da noite desta quarta-feira (9), no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente Michel Temer. A confirmação partiu do presidente regional do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, para a reportagem do Olhar Direto, ao anunciar que a agremiação receberá a deputada estadual Janaína Riva nesta quinta-feira (10) e, depois, o deputado estadual Emanuel Pinheiro (ex-PR) nesta sexta-feira (11).

Depois da perda do ex-juiz Julier Sebastião Silva para o PDT, Carlos Bezerra tratou de articular pessoalmente a filiação Valtenir. Ele se filiou ao partido coma garantia de ser de pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá. Há poucos meses, em fins de 2015, ele trocou o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB).

Valtenir Pereira não enxergou qualquer falta de compromisso, pelo fato de ter mudado de cor partidária três vezes, em apenas quatro meses. A reportagem do Olhar Direto apurou que ele deixou o PMB por ser recém-criado e não possuir qualquer estrutura.

Atendendo convite de Bezerra e Michel Temer, desta vez Valtenir aproveitou a janela da infidelidadepartidária, para retomar o sonho de concorrer ao Palácio Alencastro.

A projeção de Bezerra é de que o PMDB lidere um amplo arco de alianças, na oposição, capaz de disputar o segundo turno contra o prefeito Mauro Mendes (PSB), provável candidato à reeleição. Interessante é que Julier Sebastião, egresso do PMDB, também busca viabilizar a sua candidatura. Existem outros pré-candidatos na oposição, como a ex-senadora Serys Marly e o Procurador Mauro Lara (Psol), além da expectativa de um nome do PT.

Valternir Pereira é defensor público e, em 2004, se elegeu vereador pelo PT. Na sequência, migrou para o PSB, a convite do então presidenciável Ciro Gomes. Em 2006, conquistou a vaga na Câmara dos Deputados, pela primeira vez.

Depois, se reelegeu pelo PSB, em 2010, com mais de 100 mil votos, e rompeu com o Mauro Mendes e com a então deputada Luciane Bezerra, partindo para a criação do Pros, no Estado – outra vez orientado por Ciro, sendo reeleito com 62,5 mil sufrágios – menos de 60% da votação anterior.

Em 2008, Valternir disputou a Prefeitura de Cuiabá pela primeira vez, quando o prefeito Wilson Santos (PSDB) e mauro Mendes foram para o segundo turno. Na época, Valtenir obteve apenas 14.386 votos – menos de 10% dos válidos. Wilson foi reeleito.

Fonte: Ronaldo Pacheco - Redação Olhar Direto