Blairo Maggi toma posse como ministro

O senador mato-grossense assume Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Cidinho (PR) assume a vaga no Senado Federal

Após aprovação do afastamento de Dilma Rousseff (PT) da presidência da República por 180 dias, o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB) empossou na tarde de ontem (12), os novos ministros do seu governo, entre eles, o senador Blairo Maggi (PP), que assumiu o cargo de ministro da Agricultura. 

“Buscaremos qualificação para montar as equipes, respirando o que foi construído de bom até aqui. A responsabilidade da Pasta será minha e não correrei o risco de ser ineficiente. O Ministério precisa atuar para diminuir os custos da produção e isso só será possível se houver uma política efetiva de regulação de preços, além de acabarmos com os oligopólios no fornecimento dos insumos agrícolas, por exemplo. Farei o possível para realizar essa nova missão com resultados satisfatórios”, disse Maggi. 

Com isso, quem assumirá a vaga no Senado Federal é o seu primeiro-suplente José Aparecido dos Santos, o Cidinho (PR). 

Para assumir o ministério, Blairo se filiou ao Partido Progressista (PP). 

Maggi já vinha negociando sua filiação ao PP desde a semana passada, quando foi convidado pelo presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira (PP-PI). 

O governador Pedro Taques (PSDB), acompanhou a posse em Brasília. 

Quem acompanhará Maggi no ministério é ex-ministro da Agricultura Neri Geller (PP). Ele voltará a ocupar a Secretaria Nacional de Política Agrícola, cargo que ocupou em 2013, antes de ter sido ministro. 

Quem também atuará no Ministério é o Coronel Eumar Novacki, braço direito de Maggi durante a sua gestão de governador de Mato Grosso. 

Novacki que atuava no gabinete do senador, será chefe de Gabinete do novo ministro. Ele foi ajudante de Ordens e secretário da Casa Civil e de Comunicação na gestão Blairo como governador. 

Maggi já foi cotado outras vezes para assumir o ministério. Em 2011, Blairo chegou a ser cotado para assumir o Ministério da Agricultura no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. Em 2014, novamente chegou-se a especular o nome do, agora, ex-senador mato-grossense para compor o staff de Dilma, só que desta vez seria no Ministério do Desenvolvimento Econômico. 

O novo ministro da Agricultura tem 59 anos e, apesar de ser representante de Mato Grosso, Estado do qual já foi governador, nasceu em Torres, Rio Grande do Sul. 

Como senador, Blairo, comandou a Comissão de Meio Ambiente, isso em 2013. 

Além de defender duas propostas que mudam o licenciamento ambiental no país. 

O Senado Federal aprovou o processo impeachment de Dilma Rousseff por 55 votos favoráveis, 22 contrários. Não foi registada nenhuma abstenção. 

Dilma Rousseff recebeu a notificação na manhã de ontem. Sendo assim, o vice Michel Temer passa assumir interinamente a presidência. 

ALEXANDRA LOPES 
Reportagem Diário de Cuiabá