Governo promove agenda nos Estados Unidos para atração de investidores

Pedro Taques se reúne com maiores fundos de investimentos do mundo; agenda positiva já trouxe recursos para o estado

Em busca de novas oportunidades de negócios e investimentos para Mato Grosso, o governador Pedro Taques apresentará as potencialidades do Estado a empresários e investidores do mundo todo na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. A agenda tem início no dia 17 de maio e segue até o dia 20 e conta com a participação de representantes do setor produtivo do estado.

Com uma política de atração de investimentos, desenvolvida pelo programa Investe Mato Grosso, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o estado já conseguiu obter recursos que se traduzem em benefícios para a população. Um dos exemplos é o investimento realizado pelo frigorífico BRF, no valor de R$ 1,1 bilhão.

“Todas as missões internacionais têm um único objetivo: melhorar a vida dos cidadãos. Os investimentos que estamos buscando significam a criação de empregos e também a melhoria da qualidade dos serviços, através da arrecadação de impostos destas empresas. Nós também estamos conseguindo recursos de fundos ambientais e sociais, resultado da estratégia Produzir, Conservar e Incluir, apresentada na COP 21”, explicou o governador Pedro Taques.

O Governo teve a confirmação esta semana de que o estado irá receber € 4 milhões para investimentos na geração de empregos verdes. A notícia é resultado da participação do Governo na Conferência do Clima - COP 21 - realizada em Paris no ano passado.

Agenda nos EUA

A agenda de quatro dias em Nova Iorque inclui encontro com a maior gestora de fundos de investimentos do mundo, a BlackRock, responsável por administrar cerca de U$ 4 trilhões em ativos. Também haverá reuniões com bancos, uma apresentação de Mato Grosso na Columbia University e visita a frigoríficos, nos quais Mato Grosso pretende estabelecer uma relação para exportação de carne.

Também está na programação a participação de Mato Groso no Lide Business Breakfast, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE). Na ocasião, o governador Pedro Taques vai realizar uma apresentação de Mato Grosso para cerca de 150 investidores norte-americanos e de diversos países para gerar negócios e oportunidades de investimentos para o estado.

Este será o segundo ano que Mato Grosso marca presença no Lide. Em 2015, o Estado participou do encontro a convite do Governo de São Paulo, que teve como resultado o investimento da BRF.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, foram traçadas quatro regiões do mundo em que o Estado está focando esforços, sendo elas: Ásia, principalmente a China, que hoje é o principal parceiro comercial de Mato Grosso, importando 34% de tudo que Mato Grosso exporta. Outro mercado é o dos países árabes, que têm uma grande demanda por produtos mato-grossenses. No mês de fevereiro, uma comitiva de Mato Grosso esteve em Abu Dhabi, onde se reuniu com investidores locais.

A terceira região é a dos países andinos (Bolívia, Chile e Peru), que o Governo do Estado visitou no mês passado durante a Caravana da Integração. Por fim, o mercado norte-americano, por ser o centro financeiro da economia mundial.

“Este ano, Mato Grosso será o protagonista do encontro Lide Business Breakfast. Será uma oportunidade de apresentar Mato Grosso e o país para grandes investidores internacionais. É estratégico que façamos esta divulgação das nossas potencialidades mundo a fora e de trazer investidores para conhecer o Estado”, explica Seneri Paludo.

Comitiva de MT

Além do governador Pedro Taques, também integram a comitiva os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo; e de Assuntos Estratégicos, Gustavo Oliveira. Pelo Governo de Mato Grosso, também irão acompanhar as agendas a assessora de Relações Internacionais, Rita Chiletto, a assessora especial do Gabinete de Governo, Thaísa Pimpão, o assessor especial da Sedec, Aderson Ataídes, o Superintendente de Aquisições da Sedec, Cândido Rosa, e um membro da Casa Militar.

O setor produtivo de Mato Grosso também participará da agenda de investimentos nos Estados Unidos. Irão acompanhar a comitiva empresários e representantes do setor produtivo estadual sem custos para o Governo, sendo eles: o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado; o diretor administrativo e financeiro da Famato, Nelson Piccoli; o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Endrigo Dalcin; o diretor da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Aldo Romani; o diretor da Associação dos Produtores de Algodão (Ampa), Alexandre de Marco; o presidente do Lide Mato Grosso e empresário, Pedro Neves; o presidente o Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte (Fabov) e diretor do Instituto Mato-grossense de Carnes (IMAC), Jorge Pires de Miranda; e o presidente do Conselho Curador da Fundação Mato Grosso (FMT), Odílio Balbinotti Filho.

Agenda

Dia 17 de maio – Terça-feira

Chegada do governador a Nova Iorque

13h - Encontro no Banco Bernstein Financial

Governador e comitiva apresentam possibilidade de negócios para cerca de 30 pessoas do mercado financeiro norte-americano.

Dia 18 de maio – Quarta-feira

8h - Lide Business Breakfast

Governo de Mato Grosso apresenta oportunidades de novos negócios para cerca de 150 empresários e investidores. O governador do Pedro Taques fará uma apresentação com o tema Brasil Food Export 2016 – exportação agrícola e novos investimentos.

12h30 – Encontro com o The Asian Group

O The Asia Group foi um dos responsáveis pela articulação da abertura do mercado asiático para os EUA. Governo de Mato Grosso, em parceria com o setor produtivo do Estado, quer expandir as relações comerciais com a Ásia.

15h – Debate na Columbia University

Com o tema “Qual o caminho para o Brasil?”, governador Pedro Taques fala sobre o Estado na universidade de Columbia.

Dia 19 de maio – Quinta-feira

Visita ao Keystobe Foods’s Beef Plant e ao Keystone Food’s Innovation Center

Comitiva visita dois Centros de Desenvolvimento de carne com o intuito de fortalecer o Instituto Mato-grossense de Carne (IMAC), criado este ano pelo Governo de Mato Grosso. O Brasil está trabalhando para aumentar a exportação de carnes para os EUA e, de olho neste mercado, o Governo de Mato Grosso, junto com o setor produtivo, irá apresentar os números do Estado para o setor americano. As instalações que serão visitadas ficam em Ohio e Pensilvânia.

Dia 20 de maio – Sexta-feira

10h - Encontro com o Fundo de Investimentos Arlon Grup

14h - Encontro com o Fundo de Investimentos Blackrock

15h - Encontro com o Fundo de Investimentos Tiaa Creff

17h – Retorno do governador Pedro Taques ao Brasil

No último dia de agenda em Nova Iorque, o governador se reúne com os principais fundos de investimentos americanos. A BlackRock, por exemplo, é a maior gestora de fundos de investimentos do mundo, administrando cerca U$ 4 trilhões em ativos.

Fonte: Assessoria | Gcom e Sedec-MT