Cidinho assume cadeira de Maggi no Senado e defende que Ministério da Agricultura seja responsável pela agricultura familiar

Com a nomeação de Blairo Maggi (PP) como ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o primeiro suplente Cidinho dos Santos (PR) voltou a ocupar a cadeira dele no Senado Federal. Em seu primeiro discurso nesta legislatura, Cidinho defendeu a agricultura familiar, e afirmou que esse setor deveria ser responsabilidade do Ministério da Agricultura, e não da área social, no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Ele vai enviar um ofício para a Casa Civil cobrando uma posição nesse sentido.

O senador de Mato Grosso afirmou que a maioria dos alimentos da mesa do trabalhador brasileiro vem da agricultura familiar, e que o setor é responsável por sete em cada dez empregos no campo. Cidinho elogiou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e disse que o programa é referência no meio rural e já foi copiado por outros países.

“O Pronaf é um programa de extrema importância para o agricultor, pois integra a cadeia do agronegócio, proporcionado aumento de renda e agregando valor ao produto e à propriedade, mediante a modernização do sistema produtivo, a valorização do produtor, a profissionalização dos produtores rurais e favorecendo a municipalização da agricultura”, disse.

Assim como o titular da cadeira, Cidinho defendeu o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Para o senador, não havia outra saída além do afastamento de Dilma, já que o Brasil ficou em “uma situação ingovernável”. Ele ainda se disse muito otimista com o presidente interino Michel Temer e prometeu trabalhar pelo Mato Grosso e pelo Brasil.

Carreira política

Cidinho dos Santos tem 47 anos e mora em Mato Grosso desde a década de 1980. Empresário do agronegócio, ele cria aves e tem negócios com a BR Foods, conglomerado que engloba Sadia e Perdigão. O parlamentar já foi prefeito de Nova Marilândia e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Essa é a terceira vez que ele assume o mandato de senador — de agosto a dezembro de 2012 e de março a julho de 2014, em decorrência de licenças de Blairo.

Com a posse de Cidinho, Mato Grosso passa a ter dois suplentes ocupando cadeira no Senado – além dele, José Medeiros (PSD) chegou ao Congresso dessa forma, em janeiro de 2015, quando Pedro Taques (PSDB) tomou posse como governador e deixou o mandato pela metade. Blairo Maggi, que assim como Taques foi eleito em 2010, está no sexto ano de mandato. (Com informações da Agência Senado).

Fonte: Laíse Lucatelli - Redação Olhar Direto