HARMONIA - Encontro aproxima Taques e deputados

 Parlamentares defendem governador, reclamam de secretários, querem melhorar a relação entre os poderes e recebem sinal verde do Paiaguás

Não se tratou de fumar o cachimbo da paz, porque este nunca se apagou. O jantar oferecido pelo governador Pedro Taques (PSDB) a deputados de sua base de sustentação, ou não, discutiu apenas a forma de se fumar o cachimbo, que numa linguagem figurada dos parlamentares era tragada com ares senhoriais pelo secretariado de Taques, ao passo que para eles sobrava somente a fumaça do fumo. O anfitrião entendeu a mensagem e deu sinal verde aos convidados. 

Taques acompanhado pelo secretariado recebeu em jantar os deputados no Palácio Paiaguás, na noite de terça-feira. Antes da refeição os convidados apresentaram ao anfitrião um cardápio de reclamações. O chororô deu resultado imediato. Pedro Satélite (PSD) acredita que o encontro foi positivo. Tanto assim – segundo ele - que o governador pediu licença aos convidados para se reunir numa sala ao lado com os secretários, numa clara demonstração que estaria cobrando nova forma de relacionamento com a Assembleia em nome da harmonia que deve prevalecer na relação entre os poderes. 

Satélite botou o dedo na ferida da relação com a Assembleia. Disse que mensagem “profundas” do governo chegam à apreciação dos deputados na hora da votação, sem que antes haja uma fresta sequer de diálogo. Mais: criticou duramente o Instituto de Terras (Intermat), que em 16 meses do governo Taques não expediu um título agrário sequer. “Aquilo lá só tem delegados”. Mesmo mantendo o tom crítico o deputado acredita que a partir de agora a relação mudará, “porque o governador sinalizou para tanto”, resumiu. 

Presidente da Assembleia e correligionário do governador, Guilherme Maluf resumiu o encontro “Ele (Taques) agora viu que a coisa não é bem assim, que a Assembleia tem que ser ouvida”. Maluf foi curto e objetivo, não entrou em detalhes, mas insinuou que o governador fará adequações políticas em sua equipe. 

Leonardo Albuquerque (PSD) evitou críticas ao secretariado. Admitiu que pontualmente haja “embaraço” no atendimento aos deputados, mas que esse problema é comuns aos governos. O deputado também falou em adequações na equipe de Taques, mas desconversou sobre possível nomeação de deputado para o secretariado. 

Para Leonardo Albuquerque o encontro foi positivo, mas avaliou que ele deveria ter ocorrido “bem antes”. No encontro, segundo o deputado, não se discutiu a decisão do governo em não repassar o Reajuste Geral Anual (RGA) dos servidores, neste mês. 

José Carlos do Pátio (SD) não integra a base de sustentação de Taques, mas foi ao encontro a convite do líder do governo, Wilson Santos (PSDB). Pátio avaliou que a conversa foi proveitosa em nome do princípio da harmonia entre os poderes, mas fez questão de destacar que é preciso assegurar as prerrogativas da Assembleia e que continuará mantendo posicionamento independente em relação a Taques. 

Sebastião Rezende (PSC) foi convidado para o encontro, mas viajou para Chapada dos Guimarães, onde cumpriu agenda com evangélicos. “Sou engenheiro e assino o projeto de um templo lá. Tentei voltar a tempo, mas não foi possível”, justificou. O deputado disse que ouviu de colegas que o diálogo com Taques foi proveitoso. 

Wancley Carvalho (PV) entende que o encontro foi uma porta aberta em busca de novo tipo de relacionamento entre governo e Assembleia. Wancley deixou claro sua admiração pelo governador, mas defende que a equipe de governo precisa de correções no trato com os parlamentares. 

Nesta amostragem com alguns dos deputados que participaram do encontro é possível avaliar que o posicionamento na Assembleia é favorável a Taques, mas que há mal-estar entre secretários de deputados, situação que é de domínio público e que ganha contorno de guerra verbal entre a secretária de Transparência e Combate à Corrupção, Adriana Vandoni, e Janaína Riva (PMDB). 

Taques avaliou o encontro como positivo e salientou que outros deverão acontecer. O governador admitiu que é preciso fazer algumas correções para reparar erros, mas não falou sobre mudanças na equipe.

EDUARDO GOMES
Reportagem Diário de Cuiabá