RGA - Servidores mantêm “ameaça” de greve

Mesmo com a mediação da Assembleia Legislativa, sindicalistas exigem o pagamento integral das perdas inflacionárias pelo governo Taques

Representantes dos 32 sindicatos e associações que fazem parte do Fórum Sindical estiveram reunidos na tarde de ontem (17), com 12 deputados estaduais, no Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, para pressionar o governo, devido ao não pagamento da Revisão Geral Anual – RGA, como prevê a Lei nº 8278/2004, no mês de maio. O indicativo de greve geral está mantido para o dia 24, próxima terça-feira. 

O encontro com os parlamentares foi liderado pelo deputado Emanuel Pinheiro (PMDB), visto que o presidente da AL, Guilherme Maluf (PSDB), está em viagem. 

Após a reunião com os representantes dos sindicatos e Fórum Sindical, o deputado Emanuel Pinheiro (PMDB) informou que haverá na próxima quinta-feira (19), às 7h da manhã, uma reunião da comissão composta pelos deputados que participaram do encontro de ontem (17). Após a reunião será apresentada ao Fórum Sindical e ao governo uma proposta para que seja evitada a greve geral. 

“Devido ao impasse dos servidores por justiça, pedem 100% de reposição, ou seja, integralidade do RGA. O governo apresentou 0%. Então, tanto governo como Fórum Sindical delegam uma comissão de deputados, com os 12 que estavam na reunião de hoje, para apresentar ao Fórum Sindical uma proposta. O Fórum submeterá as suas bases para evitar a greve geral no próximo dia 24. A comissão vai apresentar a proposta na próxima quinta, aqui no colégio de lideres. 

Henrique Lopes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), reafirmou que o RGA é um direito dos servidores públicos e que está marcado para o próximo dia 23, na Escola Estadual Nilo Póvoas, uma assembleia geral da categoria para ser votada uma possível greve. 

“A expectativa é de que seja entregue ao Fórum Sindical uma proposta dos deputados na quinta-feira. A partir daí, a informação será repassada para os servidores. Mas a nossa categoria tem assembleia geral na segunda, às 14h, no Nilo Povoas”, disse o sindicalista. 

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Wilson Santos (PSDB), disse em sessão plenária que não é momento para greve, mas lembra que o RGA é garantindo constitucionalmente. 

“A RGA é legal, constitucional, um direito líquido do servidores. Mas não é o momento para greve. A situação nacional é grave. Estamos discutindo, estamos apresentado propostas. 

A presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran-MT), Daiane Renner, também comentou a constitucionalidade da Revisão Inflacionária. “O RGA é um direito constitucional que está sendo descumprido. Não se trata de um aumento, só que esse direito seja cumprido, disse a sindicalista. 

Rogério Chapadense, presidente do Sindicato dos Fiscais do Procon do Estado (Sifiscon) e representante do Fórum Sindical falou com a nossa reportagem após a reunião. 

“A reunião foi produtiva. Vamos ver qual vai ser a proposta da comissão dos deputados”.

Fonte: ALEXANDRA LOPES
Reportagem Diário de Cuiabá