Sedec participa da Caravana da Transformação em Barra do Garças

Equipes de diferentes setores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) estão mobilizadas para realizar diversas ações durante a 8ª edição da Caravana da Transformação, em Barra do Garças (515 km a Nordeste de Cuiabá). A atuação ocorrerá nesta sexta-feira (04.08) e sábado (05.08), no Complexo Esportivo Pedro Paulo de Medeiros, conhecido como Casa do Atleta. Além da cidade-sede, outros 17 municípios serão contemplados com o evento. A Caravana teve início na terça-feira (1°.08) e vai até 11 de agosto, na cidade.

Na sexta-feira (04.08), às 19h, no Rotary Club de Barra, a Sedec e secretarias-adjuntas promovem o ‘Dia D’. O intuito é reunir empresários, produtores, trade turístico, gestores públicos e sociedade interessada para uma breve apresentação sobre a estrutura da secretaria, com destaque para os principais projetos gerenciados pela pasta.

Serão abordados o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) para o comércio, as linhas de crédito da Desenvolve MT para pequenas, médias e grandes empresas, as linhas de financiamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) Rural e Empresarial, dentre outras propostas. 

Turismo

A adjunta de Turismo (Seadtur) da Sedec dá continuidade ao projeto ‘Educação para o Turismo’, que percorre instituições públicas de ensino por todo o estado levando informações sobre temas como turismo, sustentabilidade e cidadania. Também destaca assuntos ligados às principais atividades desenvolvidas na região, com o intuito de sensibilizar os jovens para as questões do turismo e seus segmentos, como por exemplo, o turismo sustentável.

Nos dias 03 e 04, a equipe realizará a oficina para os alunos do 4º ao 6º ano, das Escolas Estaduais Dom José Selva, e no dia 04.08 na Escola Estadual Filinto Muller, atingindo cerca de 300 alunos.

Para o titular da Seadtur, Luis Carlos Nigro, Barra do Garças, por já ser um dos polos turísticos mais consolidados de Mato Grosso, se destaca neste segmento, e, por isso, deve buscar fortalecer todos os envolvidos na cadeia para que aprimorem seus serviços e qualifiquem a mão de obra.

“Nossa ideia com esse projeto educacional é aproximar as crianças e jovens da realidade local, levantando questões sobre como atender bem o turista, empreendedorismo, sustentabilidade, a importância de preservar os recursos naturais, quais as potencialidades da região para fomentar novos serviços na área do turismo, entre outros temas. É formando a base da comunidade que garantiremos o sustento das próximas gerações e o desenvolvimento local”, explicou Nigro.

Cadastur

Para os profissionais que atuam no segmento turístico, uma equipe da adjunta de Turismo realizará o cadastramento no Sistema Cadastur, nos dias 03, 04 e 05, dentro da arena da Caravana. Além disso, na sexta (04.08) pela manhã, a equipe realizará, na Secretaria de Turismo de Barra do Garças, um treinamento para os servidores da Prefeitura e do Centro de Atendimento ao Turista do município sobre os procedimentos para o cadastro do sistema do Ministério do Turismo (MTur).

O Cadastur, desde 2014, passou a ser obrigatório para prestadores de serviços turísticos. O cadastro gratuito abrange as seguintes atividades: meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café; agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos; guias de turismo. Em caráter opcional, poderão se cadastrar: restaurantes, cafeterias e bares; centros de convenções; parques aquáticos; estruturas de apoio ao turismo náutico; casas de espetáculo; prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos; locadoras de veículos para turistas; prestadoras especializadas em segmentos turísticos.

O cadastro vinculado ao Ministério do Turismo permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem. Disponibiliza também o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur.

Desenvolve MT

A Agência de Fomento do Governo realizará atendimento ao micro, pequeno e médio empreendedor comercial e rural, sobre as linhas de crédito ofertadas pela agência: MTF Veículos, MTF Empresarial, MTF Parcerias, MTF Empreendedor Individual, MTF Giro Mais, MTF Parcerias, MTF Microcrédito e outros.

Ipem-MT

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Mato Grosso (Ipem-MT), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e vinculado à Sedec, participa da Caravana nos dias 04 e 05. A equipe oferecerá serviços de orientação dos produtos com certificação compulsória, os regulamentados, acidentes de consumo, produtos pré-medidos, bem como, serviços de metrologia e de verificação de esfigmomanômetros (medidor de pressão arterial) e distribuição de panfletos explicativos sobre os demais serviços realizados pelo órgão.

O Ipem-MT aproveita a oportunidade para realizar auditoria nas empresas reformadoras de pneus devidamente registradas pelo Ipem-MT e Inmetro nos municípios de Barra do Garças, Canarana e Água Boa.

Por Renata Menezes | Sedec-MT