VEÍCULOS 0-KM - Agosto se torna o 2º melhor mês do ano

Dados da Fenabrave mostram que no mês passado a comercialização, em Mato Grosso, somou 6.876 unidades ante 6.805 registradas em julho

Agosto se tornou o segundo melhor mês do ano para o segmento de venda de veículos zero quilômetro, em Mato Grosso. Ao longo do mês, a comercialização de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, somou 6.876 unidades, um crescimento de 1,4% em relação ao desempenho de julho, que fechou com 6.805 unidades vendidas. Apesar de emplacar dois meses seguidos com os melhores resultados de 2017, no Estado, o segmento de concessionárias ainda não conseguiu imprimir o mesmo ritmo do ano passado e segue com saldo negativo. 

Conforme dados divulgados ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a agosto foram comercializadas/emplacadas em Mato Grosso 49.012 unidades, contra 51.692 em igual acumulado do ano passado. Já em relação ás vendas contabilizadas em agosto de 2016, o setor também registra saldo negativo, -8,39%, já que há um ano o total de unidades vendidas foi de 7.506. 

O melhor momento do ano em vendas de veículos zero quilômetro, em Mato Grosso, segue sendo em maio, quando a Fenabrave registrou a venda de 6.976 unidades. 

No país, o total de emplacamentos no mês de agosto foi 14,76% maior que o registrado em julho. Ao todo, foram comercializadas 305.221 unidades em agosto, contra 265.967 em julho deste ano. Em relação a agosto do ano passado (275.994 unidades), ocorreu alta de 10,59% e, no acumulado de janeiro a agosto 2016/2017, houve retração de 2,99% para todos os segmentos somados. Foram emplacadas, de janeiro a agosto deste ano, 2.076.562 unidades, contra 2.140.532 no mesmo período do ano passado. 

Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o resultado apurado em agosto é reflexo da percepção, por parte de consumidores e investidores, na melhora da economia. "A queda nas taxas de juros e as boas notícias na retração do desemprego, fizeram com que a confiança do consumidor aumentasse. Isso fez com que as vendas em dias úteis, agosto (23 dias) comparado a julho (21 dias), fossem positivas em 4,8% na soma de todos os segmentos”, comentou Assumpção Júnior. 

MATO GROSSO - A Fenabrave/MT (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Mato Grosso)/Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv/MT) tem a partir deste mês uma nova diretoria. Paulo Boscolo, da Tauro Motors Veículos Importados, assumiu a presidência. O empresário atuará no triênio 2017 a 2020, em sucessão a Manoel Guedes, que esteve no comando da entidade nos últimos seis anos. Paulo volta a gerir o sindicato, pois foi o antecessor de Guedes. 

A nova diretoria vê nesse momento de retração nas vendas um cenário de desafios e possibilidades para as concessionárias atraírem mais clientes. Para isso, Boscolo planeja ampliar as parcerias, criar uma fábrica de placas, reduzindo custos ao concessionário, promover um congresso em outubro em Cuiabá para o segmento, ampliar os treinamentos e dar continuidade aos encontros regionais. “São estratégias importantes para manter as concessionárias funcionando e empregando pessoas em um ambiente de negócios justo. Por isso também manteremos uma agenda de diálogos com o poder público. Buscaremos desenvolver mais possibilidades de negócios para as empresas”, registrou. 

MARIANNA PERES
Editoria Diário de Cuiabá