Comissão de Saúde vistoria Hospital São Benedito que disponibiliza 40 leitos de UTI para atender pacientes da Covid-19

Nesta terça-feira (9), deputados integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa vistoriam a unidade hospitalar

Membros da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso fiscalizaram nesta terça-feira (9) unidades hospitalares de Cuiabá e de Várzea Grande a fim de verificar os números de leitos de UTIs disponíveis para o atendimento a pacientes com Covid-19. Entre as unidades fiscalizadas, estavam o Hospital de Referência, unidade estruturada pelo município para o atendimento dos pacientes, e também o Hospital São Benedito. 

O deputado estadual, Dr. José Eugênio de Paiva, presidente da comissão, acompanhado dos deputados João José de Matos e Ulysses Lacerda Moraes conheceram as instalações do Hospital São Benedito, acompanhados pelo corpo administrativo e médico da unidade, que destinou 40 leitos de UTI, para o atendimento aos pacientes.


O diretor geral da Empresa Cuiabana, Alexandre Beloto Magalhães de Andrade disse que a fiscalização dos parlamentares mostra para toda a população cuiabana que o prefeito Emanuel Pinheiro está cumprindo com a sua gestão humanizada, disponibilizando leitos novos para atender pacientes com Covid-19. “Definido pelo comitê de enfrentamento à Covid-19, presidido pelo prefeito Emanuel Pinheiro, junto com os técnicos e a assessoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, foi criada essa rede, esse fluxo, dentro do que predispõe a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde seguindo esse regramento”, explicou Alexandre Beloto ressaltando que os pacientes serão encaminhados pela Central de Regulação, a medida que o hospital de referência e outras unidades destinadas ao recebimento desses pacientes, tiverem seus leitos ocupados, seguindo um fluxo já desenhado.

No segundo andar da unidade hospitalar, os leitos de UTI contam com equipamentos de última geração, como respiradores, medicação e equipes capacitadas para receber os pacientes. “Todos os leitos foram montados seguindo as recomendações do Sistema Único de Saúde. As equipes, desde a limpeza até os profissionais médicos e de enfermagem, estão capacitados”, destacou o diretor.

O deputado estadual Dr. Eugênio após a contagem dos leitos e a verificação da disponibilidade de equipamentos para todos, disse que feita a fiscalização, a Comissão de Saúde de posse das informações, encaminhará um relatório ao Ministério Público. “Nosso objetivo é fazermos, juntamente com o Ministério Público, uma identificação dos leitos existentes, se estão completos, se possuem ventiladores, medidores multiparâmetros, e outros equipamentos, enfim, se estão montados como foi divulgado pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde a fim de assegurar e priorizar o atendimento médico a esses pacientes”, disse o parlamentar. 

O deputado Estadual, dr. João acompanhou a vistoria e se disse impressionado. Ele lembrou que os gestores precisam trabalhar para disponibilizar os leitos necessários para atender à população. “Tenho certeza que esses 40 leitos montados no Hospital São Benedito vão salvar muitas pessoas. O importante é que os gestores se sentem à mesa e discutam medidas que devam ser implementadas a fim de disponibilizar os leitos suficientes para atender aqueles que precisarem. Estamos num momento de humildade em que todos devemos sentar e resolver o problema”, disse, parabenizando a direção da unidade, que ainda não tem pacientes internados.

Os deputados estaduais Paulo Araújo e Lúdio Cabral, estiveram na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. 

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que a Capital vem sendo preparada para disponibilizar leitos de UTI, a fim de atender a população. “Não queremos que isso aconteça mas precisamos estar preparados. Além do Hospital de Referência, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Verdão, o Hospital São Benedito estão equipados e com equipes preparadas para atender aos pacientes com Covid-19 em diferentes graus de complexidade, dentro das orientações previstas pelas autoridades médicas e de vigilância sanitária. Nossa maior preocupação é proteger e salvar vidas”, diz Emanuel Pinheiro.

Fonte: MARIA BARBANT - Assessoria de Imprensa