ARTIGO - Trinta e três anos de história

*Henrique Alexandre Mazzardo*

A história da criação da Fiagril se funde com a história do desenvolvimento da agricultura em Mato Grosso. Aliada a vocação natural do estado para a produção de grãos e a vinda de pessoas com o desejo de produzir, empresa foi fundamental para construir a potência que se tornou o Centro-Oeste brasileiro. 

A empresa teve seu início em Lucas do Rio Verde, há 33 anos, pelo produtor rural Marino José Franz. Nascido como uma empresa familiar para ajudar os produtores a se desenvolverem, se consolidou como uma companhia de fornecimento de insumos agrícolas. 

Atualmente, Mato Grosso se consolidou como um estado na vanguarda do agronegócio, sendo o maior produtor nacional de soja, milho, algodão e rebanho bovino. A Fiagril, no mesmo sentido, aumentou, ao longo dos anos, a sua oferta de produtos e serviços com o intuito de proporcionar aos produtores rurais uma maior rentabilidade em suas lavouras. 

Além do fornecimento de insumos agrícolas, a empresa passou a armazenar, comercializar e exportar grãos de soja e milho. Em 2008, foi inaugurada também a primeira planta de fabricação de biodiesel. Apesar de ter se consolidado e criado raízes em Mato Grosso, Fiagril também aumentou suas filiais para estados como Tocantins e Amapá. 

A expansão do modelo de negócio foi feita com base em intensas pesquisas sobre o perfil dos produtores desses estados, além da análise de investimento e desenvolvimento do agronegócio nas regiões. Para os próximos anos, a expectativa é que Pará e Rondônia também tenham acesso aos serviços prestados pela companhia. 

Como resultado dessas transformações, a Fiagril tem mais de mil e duzentos clientes ativos e outros três mil clientes nas 21 unidades distribuídas em 3 estados. Com faturamento de mais de R$ 3 bilhões e mais de 450 colaboradores, a expectativa é de crescimento para os próximos anos. 

Essa trajetória da Fiagril nos traz imenso orgulho, tanto pelo nosso crescimento, como pela nossa origem, no berço do agronegócio, que se consolidou como o campeão em valor de produção agrícola de 2019, com mais de R$ 37 bilhões. E com 22 dos 50 municípios que mais investem na produção agrícola no Brasil.

Todas as ações tomadas levaram em consideração o crescimento do estado e o apoio produtor. Sabemos que tivemos suma importância no caminho traçado pelo agronegócio em Mato Grosso. Que venham mais anos prósperos e que possamos contribuir ainda mais com o desenvolvimento da agricultura no Brasil. 

*Henrique Alexandre Mazzardo é Chief Executive Officer (CEO) da Fiagril

Fonte: Assessoria