Detran-MT realiza plantio de 800 mudas de árvores em toda a sede

A arborização faz parte da reforma para acessibilidade e sinalização viária da sede do Detran, em Cuiabá

Cerca de 800 espécies de árvores nativas e frutíferas estão sendo plantadas em todo o complexo da sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), em Cuiabá. A arborização faz parte da reforma para acessibilidade e sinalização viária da sede da Autarquia. 

Uma diversidade de mudas de árvores frutíferas tais como abacate, limão, acerola, pitanga, goiaba, açaí, figo, caju, coco anão, tamarindo, pitomba, ata e romã, além de mudas de mini ixora vermelha estão sendo plantadas nos canteiros do entorno das calçadas e nas áreas verdes da parte interna entre os blocos do Detran.

Ao redor da pista de prova prática de direção e nas calçadas externas da sede serão plantadas mudas de árvores nativas como Ipê branco, Ipê amarelo, Ipê roxo e Ipezinho de jardim e também mudas de algumas árvores frutíferas.

Para o plantio das mudas na área externa da sede do Detran-MT, a Coordenadoria de Obras e Engenharia da Autarquia está seguindo as normas estabelecidas pelo decreto municipal n° 5.144 de 15/02/2012, da Prefeitura de Cuiabá, que dispõe sobre a arborização pública na área urbana, especialmente no que tange ao plantio de novas mudas em calçadas e as espécies que podem ser utilizadas na arborização viária.

Acessibilidade e sinalização

As obras para acessibilidade e sinalização viária da sede do Detran-MT já estão quase 70% executadas. Estão prontas as calçadas do entorno do complexo que foram readequadas com sinalização tátil e rampas de acesso, de acordo com normas técnicas e legislações vigentes de acessibilidade. Também já está executada parte das pistas nas vias de acesso aos blocos, que agora são de concreto.

Serão readequadas ainda as vagas de estacionamento de uso exclusivo, construída faixas elevadas com sinalização tátil para travessia de pedestres, além da instalação de guarda-corpos em locais próximos à desníveis existentes, readequação de escadas e corrimãos de acesso aos blocos, adequação de acessibilidade nos sanitários de todos os blocos e no interior de todos os setores, entre outros.

O objetivo é adaptar a sede do Detran e acesso aos blocos para utilização de maneira autônoma, independente e segura. 

Fonte: Lidiana Cuiabano | Detran-MT